Thiago Maia em treino do InternacionalRicardo Duarte / Internacional

Porto Alegre - Horas depois do Internacional emitir uma nota para lamentar a situação de Thiago Maia e anunciar que a negociação com o Santos não foi concretizada, o Flamengo se manifestou por meio da assessoria de imprensa para esclarecer o cenário. O volante, que defende o Internacional, está no centro de uma longa novela nesta janela de transferências.
Ele iria para o Santos, mas o negócio não aconteceu porque o Colorado ainda deve ao Fla e o Peixe não conseguiu apresentar as garantias exigidas pelo Rubro-Negro para assumir a dívida.
Em nota, o clube carioca reforçou que o Inter "não cumpriu os prazos estabelecidos e deixou de honrar seus compromissos financeiros". Além disso, informou que fez uma cobrança oficial junto à Comissão Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, mas não teve um posicionamento do órgão até o momento.
"O Flamengo reafirma seu compromisso com a integridade e a segurança jurídica em suas negociações e, por essa razão, passará a exigir, em futuras transações, pagamentos à vista ou garantias fiduciárias para mitigar riscos. Além disso, o clube reforça a necessidade de maior rigor na aplicação de sanções a quem descumpre compromissos contratuais, uma questão recorrente no futebol brasileiro".
Leia a nota do Flamengo: 
Diante das recentes notícias sobre o atleta Thiago Maia, o Clube de Regatas do Flamengo esclarece que o jogador foi transferido em março de 2024, por meio de um contrato que estabelecia obrigações financeiras claras, incluindo um cronograma de pagamentos previamente acordado e homologado pelas partes.

No entanto, até o momento, o Sport Club Internacional não cumpriu os prazos estabelecidos e deixou de honrar seus compromissos financeiros. Em razão disso, o Flamengo formalizou, em novembro de 2024, uma cobrança oficial junto à Comissão Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, sem que tenha obtido, até agora, um posicionamento do órgão.

O Flamengo reafirma seu compromisso com a integridade e a segurança jurídica em suas negociações e, por essa razão, passará a exigir, em futuras transações, pagamentos à vista ou garantias fiduciárias para mitigar riscos.

Além disso, o clube reforça a necessidade de maior rigor na aplicação de sanções a quem descumpre compromissos contratuais, uma questão recorrente no futebol brasileiro. Casos semelhantes, como o do Cuiabá Esporte Clube envolvendo o zagueiro Joaquim, evidenciam a urgência de medidas mais efetivas para garantir o cumprimento dos acordos firmados. Solidário ao time do Centro-Oeste e a todos os outros que passam pela mesma situação, o Flamengo seguirá adotando todas as providências legais cabíveis para resguardar seus direitos e assegurar o cumprimento de seus contratos.
Mais cedo, o Internacional informou que a transferência do jogador para o Santos não aconteceu por "razões alheias aos compromissos assumidos pelo Clube, os quais foram integralmente cumpridos e respaldados em documentação". O Colorado também disse lamentar a "condução do processo pelas demais partes envolvidas".
"O atleta retomará suas atividades no Clube e, após o período ausente dos treinamentos regulares, seguirá rotina específica antes de estar novamente à disposição", diz um trecho da nota do Inter.
Veja a nota do Internacional:
O Sport Club Internacional informa que a transferência do atleta Thiago Maia ao Santos Futebol Clube não foi concretizada por razões alheias aos compromissos assumidos pelo Clube, os quais foram integralmente cumpridos e respaldados em documentação.

Lamentamos a condução do processo pelas demais partes envolvidas. O atleta retomará suas atividades no Clube e, após o período ausente dos treinamentos regulares, seguirá rotina específica antes de estar novamente à disposição. O assunto será tratado internamente, conforme os procedimentos estabelecidos pelo Departamento de Futebol.
Revelado pelo Santos, Thiago Maia foi contratado pelo Flamengo em 2020, junto ao Lille, da França. No clube carioca, viveu altos e baixos e acumulou títulos: uma Libertadores (2022), uma Copa do Brasil (2022), um Brasileiro (2020), uma Recopa Sul-Americana (2020), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021) e três Cariocas (2020, 2021 e 2024). Desde 2024, ele defende o Internacional.