Porto Alegre - Horas depois do Internacional emitir uma nota para lamentar a situação de Thiago Maia e anunciar que a negociação com o Santos não foi concretizada, o Flamengo se manifestou por meio da assessoria de imprensa para esclarecer o cenário. O volante, que defende o Internacional, está no centro de uma longa novela nesta janela de transferências.
Ele iria para o Santos, mas o negócio não aconteceu porque o Colorado ainda deve ao Fla e o Peixe não conseguiu apresentar as garantias exigidas pelo Rubro-Negro para assumir a dívida.
Em nota, o clube carioca reforçou que o Inter "não cumpriu os prazos estabelecidos e deixou de honrar seus compromissos financeiros". Além disso, informou que fez uma cobrança oficial junto à Comissão Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, mas não teve um posicionamento do órgão até o momento.
"O Flamengo reafirma seu compromisso com a integridade e a segurança jurídica em suas negociações e, por essa razão, passará a exigir, em futuras transações, pagamentos à vista ou garantias fiduciárias para mitigar riscos. Além disso, o clube reforça a necessidade de maior rigor na aplicação de sanções a quem descumpre compromissos contratuais, uma questão recorrente no futebol brasileiro".
Leia a nota do Flamengo:
Diante das recentes notícias sobre o atleta Thiago Maia, o Clube de Regatas do Flamengo esclarece que o jogador foi transferido em março de 2024, por meio de um contrato que estabelecia obrigações financeiras claras, incluindo um cronograma de pagamentos previamente acordado e homologado pelas partes.
No entanto, até o momento, o Sport Club Internacional não cumpriu os prazos estabelecidos e deixou de honrar seus compromissos financeiros. Em razão disso, o Flamengo formalizou, em novembro de 2024, uma cobrança oficial junto à Comissão Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, sem que tenha obtido, até agora, um posicionamento do órgão.
O Flamengo reafirma seu compromisso com a integridade e a segurança jurídica em suas negociações e, por essa razão, passará a exigir, em futuras transações, pagamentos à vista ou garantias fiduciárias para mitigar riscos.
Além disso, o clube reforça a necessidade de maior rigor na aplicação de sanções a quem descumpre compromissos contratuais, uma questão recorrente no futebol brasileiro. Casos semelhantes, como o do Cuiabá Esporte Clube envolvendo o zagueiro Joaquim, evidenciam a urgência de medidas mais efetivas para garantir o cumprimento dos acordos firmados. Solidário ao time do Centro-Oeste e a todos os outros que passam pela mesma situação, o Flamengo seguirá adotando todas as providências legais cabíveis para resguardar seus direitos e assegurar o cumprimento de seus contratos.
Mais cedo, o Internacional informou que a transferência do jogador para o Santos não aconteceu por "razões alheias aos compromissos assumidos pelo Clube, os quais foram integralmente cumpridos e respaldados em documentação". O Colorado também disse lamentar a "condução do processo pelas demais partes envolvidas".
"O atleta retomará suas atividades no Clube e, após o período ausente dos treinamentos regulares, seguirá rotina específica antes de estar novamente à disposição", diz um trecho da nota do Inter.
Veja a nota do Internacional:
O Sport Club Internacional informa que a transferência do atleta Thiago Maia ao Santos Futebol Clube não foi concretizada por razões alheias aos compromissos assumidos pelo Clube, os quais foram integralmente cumpridos e respaldados em documentação.
Lamentamos a condução do processo pelas demais partes envolvidas. O atleta retomará suas atividades no Clube e, após o período ausente dos treinamentos regulares, seguirá rotina específica antes de estar novamente à disposição. O assunto será tratado internamente, conforme os procedimentos estabelecidos pelo Departamento de Futebol.
O Sport Club Internacional informa que a transferência do atleta Thiago Maia ao Santos Futebol Clube não foi concretizada por razões alheias aos compromissos assumidos pelo Clube, os quais foram integralmente cumpridos e respaldados em documentação.
Revelado pelo Santos, Thiago Maia foi contratado pelo Flamengo em 2020, junto ao Lille, da França. No clube carioca, viveu altos e baixos e acumulou títulos: uma Libertadores (2022), uma Copa do Brasil (2022), um Brasileiro (2020), uma Recopa Sul-Americana (2020), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021) e três Cariocas (2020, 2021 e 2024). Desde 2024, ele defende o Internacional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.