Lance do pênalti cometido em Arrascaeta no jogo entre Flamengo e CorinthiansReprodução/CBF
Áudio do VAR explica pênalti cometido em Arrascaeta: 'Calço imprudente'
Árbitro assinalou a infração após revisão do lance no monitor do VAR
Rio - A CBF divulgou o áudio da análise do VAR sobre o pênalti assinalado em cima de Arrascaeta na vitória por 4 a 0 do Flamengo diante do Corinthians, no último domingo (27), pelo Brasileirão. Inicialmente, o árbitro de campo, Ramon Abatti Abel (SC), não marcou a infração, mas mudou a decisão após revisar a jogada no monitor.
O lance aconteceu no segundo tempo. Arrascaeta deu uma caneta em Igor Coronado dentro da área e caiu depois um contato com o jogador.
Após quase dois minutos de análise do lance entre os profissionais que estavam na cabine do VAR, Rodrigo D Alonso Ferreira (SC) pergunta ao árbitro de campo se ele viu o contato do atleta do Corinthians.
Ramon confirma e pergunta a Rodrigo D Alonso Ferreira se quer que ele vá ao monitor. O árbitro do VAR, então, recomenda a revisão e pede para o impacto ser avaliado.
VAR: "Ramon, você viu que tem um contato mínimo de pé com o pé?".
Árbitro: "Eu vi. Ele ocupa o espaço, depois tem o contato. Quer que eu vá ver, velho?".
VAR: "É, recomendo uma revisão, porque quem encosta na bola é o atacante (referência a Arrascaeta)".
VAR: "Vou te mostrar em velocidade real, velocidade normal. Agora em slow para você ver. Quem toca a bola é o do Flamengo".
Árbitro: "Jogador do Corinthians não tocou a bola e tem o contato no pé. Tem o calço dele".
VAR: "Quem toca a bola é o do Flamengo, o do Corinthians encosta no pé dele. Vou te mostrar pela inglesa (câmera) também".
Árbitro: "Essa aí configura o calço. Ele (jogador do Corinthians) não acerta a bola".
VAR: "Na verdade, é para você avaliar o impacto. Na hora que o atacante toma o calço, ele ainda põe o pé no chão, porém tem esse chute no pé dele. Entendeu?".
Árbitro: "Tem. Jogador (do Corinthians) totalmente imprudente. Ele chuta a bola e não acerta. Ele calça o adversário. Só me dá em velocidade normal de novo e aquela câmera baixa de trás".
Árbitro: "Ok, o jogador (do Flamengo) teria condição totalmente de seguir, pegar essa bola e prosseguir na jogada. Para mim é um calço imprudente. Vou voltar com tiro penal sem cartão".
Com a vitória sobre o Corinthians e a derrota do Palmeiras na rodada, o Rubro-Negro voltou a liderar o Campeonato Brasileiro. A equipe do técnico Filipe Luís está no topo da tabela com 14 pontos. O Alviverde Paulista vem logo atrás com 13.
O próximo compromisso do Flamengo no Brasileirão será contra o Cruzeiro. Os dois times vão medir forças no domingo (4), a partir das 18h30, no Mineirão, pela sétima rodada da competição.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.