Rio - O meia Nicolás de La Cruz, de 28 anos, está estudando entrar com uma ação contra José Luiz Runco, chefe do departamento médico do Flamengo, após o vazamento das declarações do profissional sobre a situação física do uruguaio. A assessoria já havia divulgado que o jogador estava avaliando medidas judiciais sobre a situação. As informações são do jornalista uruguaio Sebas Giovanelli.
José Luiz Runco, chefe do departamento médico do Flamengo, fez um comentário polêmico sobre a situação física do meia De La Cruz. Em mensagens enviadas a um grupo de WhatsApp com figuras da política rubro-negra, reveladas pelo "ge", ele afirmou que o uruguaio tem uma "lesão crônica e irreparável" e criticou sua contratação, feita pela gestão anterior em dezembro de 2023.
"Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De La Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado", escreveu Runco.
O médico ainda completou dizendo que De La Cruz só receberá uma proposta para sair do Flamengo caso algum clube não tenha interesse em jogar futebol competitivo.
"Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente", completou.
O grupo de WhatsApp tem o título de "Flamengo Barra" e conta com conselheiros, sócios, dirigentes e ex-dirigentes. A resposta de Runco veio após o questionamento de um dos membros.
A situação gerou revolta por parte do jogador e também do seu staff. Por meio das redes sociais, Nicolás de La Cruz fez uma publicação e escreveu: "Nunca deixe ninguém lhe dizer que você não pode fazer algo".
Confira a nota do staff do uruguaio:
"Nos causa estranheza um médico que já foi de seleção brasileira quebrar uma ética da disciplina desse jeito. Nós estamos apurando para saber a posição do Flamengo se essa opinião foi uma decisão do clube ou do médico. Vamos procurar os meios legais para esse caso"
"Nico De la Cruz estava disponível para jogar o Flamengo x Fluminense de domingo, mas foi uma opção do treinador em controlar a carga do jogador"
"O Nico é jogador de Seleção. Joga ao lado de outros jogadores de alto nível, é ídolo do River Plate, custou caro ao Flamengo, é uma estrela internacional por isso nos causou uma estranheza maior ainda a conversa vazada."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.