Bruno Henrique em treino do Flamengo: ele corre o risco de sofrer longa suspensão do futebolGilvan de Souza/ Flamengo

Rio - O Flamengo terá o desfalque de Bruno Henrique nos próximos 12 jogos. O jogador, de 34 anos, foi julgado culpado da acusação de beneficiar apostadores, entre eles o irmão e a cunhada, nesta quinta-feira (4), pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A suspensão, contudo, é válida somente para competições nacionais.
Como o Flamengo já está eliminado da Copa do Brasil, a pena aplica-se apenas ao Brasileirão. Para que a suspensão seja válida na Libertadores, Conmebol e Fifa precisarão acatar a pena. O pedido foi incluído pelo auditor relator do caso no STJD, Alcino Guedes.
O atacante ainda pode conseguir um efeito suspensivo para atuar, já que ainda é possível recorrer da condenação ao Pleno do STJD, última instância do Tribunal. Caso ele consiga uma vitória neste âmbito, a Procuradoria pode igualmente apelar. O caso ainda pode ser levado à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.
Bruno Henrique está no período de folga da Data Fifa, não compareceu ao tribunal e acompanhou a sessão de maneira remota. O elenco do Flamengo se reapresenta na sexta-feira (5). O próximo jogo da equipe é contra o Juventude, pelo Brasileirão, dia 14 de setembro. Se não houver um recurso impetrado até lá, será o primeiro em que Bruno Henrique estará fora.
Na sequência, porém, há o duelo contra o Estudiantes, pelas quartas de final da Libertadores, no qual o jogador estaria liberado para atuar independentemente de um efeito suspensivo. Isso muda se houver a internacionalização. Caso não haja recurso, os próximos 12 jogos do Flamengo pelo Brasileirão são contra os seguintes times: Juventude, Vasco, Corinthians, Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Sport, São Paulo, Santos e Fluminense.
Por causa da punição, Bruno Henrique poderia voltar a jogar diante do Red Bull Bragantino, pela 35ª rodada, ainda sem data definida. O Flamengo é líder do Brasileirão, com 47 pontos, e está três acima do Cruzeiro e quatro acima do Palmeiras, dois adversários diretos na briga pelo título. Bruno Henrique deve ficar fora dos confrontos diretos.

Jogos de Bruno Henrique suspenso se não houve recurso:

Juventude x Flamengo - 14 de setembro - 23ª rodada
Flamengo x Vasco - 21 de setembro - 24ª rodada
Corinthians x Flamengo - 28 de setembro- 25ª rodada
Flamengo x Cruzeiro - 2 de outubro - 26ª rodada
Bahia x Flamengo - 5 de outubro - 27ª rodada
Botafogo x Flamengo - 28ª rodada
Flamengo x Palmeiras - 29ª rodada
Fortaleza x Flamengo - 30ª rodada
Flamengo x Sport - 31ª rodada
São Paulo x Flamengo - 32ª rodada
Flamengo x Santos - 33ª rodada
Fluminense x Flamengo - 34ª rodada