Saúl pode igualar feito de Pablo Marí no FlamengoAdriano Fontes / Flamengo

Rio - Um dos principais reforços do Flamengo nesta temporada, Saúl ainda busca consolidação. O meio-campista, de 31 anos, passou por problemas com a adaptação, mas já teve momentos em que mostrou seu talento e que pode ser muito útil, principalmente em momentos decisivos. Quarto espanhol a vestir a camisa rubro-negra na história, o jogador pode igualar o feito do compatriota Pablo Marí.
Último espanhol a defender o Flamengo antes de Saúl, Pablo Marí teve uma passagem curta, mas marcante. Contratado em 2019 junto ao Deportivo La Coruña, que estava na segunda divisão do futebol espanhol, o zagueiro superou a desconfiança e entrou para a história do clube com os títulos da Libertadores e Brasileirão. Ao todo, disputou 30 jogos e marcou dois gols.
Na história, o Flamengo ainda teve outros dois espanhóis: o atacante José Armando Ufarte, conhecido como Espanhol, que atuou entre 1961 e 1964, e o o goleiro José Túnel Caballero, conhecido como Talladas, que jogou em 1937, mas não vingou e atuou somente 19 jogos. Porém, somente Pablo Marí teve sucesso com conquistas — o que pode ser igualado por Saúl nesta semana.
Saúl pode conseguir o mesmo feito de Pablo Marí em 2019 e consolidar sua passagem pelo Flamengo com os títulos do Brasileirão e Libertadores. Na competição nacional, o Rubro-Negro lidera com quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras. Já no torneio continental, enfrenta o próprio Alviverde, no próximo sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, no Peru.
Além disso, Saúl pode entrar para um seleto grupo de europeus campeões da Libertadores. Atualmente, somente três jogadores conseguiram o feito: o tcheco Christian Rudzky, campeão com o Estudiantes, da Argentina, em 1969 e 1970; o italiano Dante Mircoli, campeão com o Independiente, da Argentina, em 1972; e Pablo Marí, campeão com o Flamengo, em 2019.