Manoel passou por cirurgia no joelho direito e está fora de combate desde o dia 5 de fevereiroMarcelo Gonçalves/Fluminense

Rio - O zagueiro Manoel pode retornar aos gramados antes do prazo. Segundo o "ge", o jogador apresentou evolução na recuperação da artroscopia realizada no joelho direito para corrigir uma lesão no menisco. Ele não atua desde o dia 5 de fevereiro, quando o Fluminense venceu o Audax por 3 a 0, no Maracanã. 
Manoel tem prazo de 60 dias para retornar aos gramados. Ou seja, no início de abril. Entretanto, o jogador tem respondido bem na fisioterapia e já está caminhando sem muletas desde a última semana. O clima de otimismo faz com que o Fluminense reconsidere a contratação de mais um zagueiro. 
O zagueiro tem ido todos os dias para o CT Carlos Castilho e realiza sessões de fisioterapia em diversos turnos para acelerar o processo de recuperação. A evolução aumenta a possibilidade do jogador ficar à disposição para a estreia na Libertadores e uma eventual final do Carioca. 
A contratação de mais um zagueiro foi pauta no Fluminense. Em entrevista, o presidente Mário Bittencourt chegou a revelar a possibilidade de contratar mais um defensor. O Tricolor sondou nomes como Juan Jesus, do Napoli, da Itália; Luan Peres, do Fenerbahçe, da Turquia; e Dória, do Santos Laguna, do México.
Sem Manoel, o zagueiro David Braz foi escolhido com substituto. Além dele, Vitor Mendes, contratado neste ano, é outra opção. O Fluminense volta a campo no próximo sábado (18), às 16h, contra o Volta Redonda, no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal do Carioca. Na ida, o Tricolor foi derrotado por 2 a 1. Campeão da Taça Guanabara, o Flu tem a vantagem do empate e precisa vencer para chegar à final.