MartinelliMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Rio - Jogando a mais de 3.600m de altitude, o Fluminense teve uma atuação bastante ruim e acabou sendo derrotado pelo The Strongest por 1 a 0, porém, o empate entre Sporting Cristal e River Plate foi muito positivo para o Tricolor e a classificação para as oitavas de finais ficou ainda mais perto. A equipe de Fernando Diniz precisa somente de um empate em dois jogos para confirmar a vaga na próxima fase da Libertadores.
Com 9 pontos, o Fluminense lidera o grupo A com vantagem de 3 pontos para o clube boliviano e de 5 pontos para a equipe de Buenos Aires e também para os peruanos. Como terá pela frente o River, fora de casa, e o Sporting, no Maracanã, bastará um empate para impedir que um dos adversários tenha chance de alcançar a pontuação do clube carioca. Como River e Cristal também enfrentam o The Strongest, apenas uma outra equipe teria condições de alcançar os dez pontos.
O Fluminense tem boas chances de se classificar, mesmo que não pontue mais na primeira fase, basta que o Sporting Cristal não vença o The Strongest na próxima rodada. Caso isso aconteça, os peruanos estarão eliminados, além disso, o clube boliviano e o River Plate se enfrentarão na última rodada por uma vaga e apenas uma das duas equipes poderá ultrapassar o Tricolor.
O clube carioca, no entanto, deseja o primeiro lugar do grupo. Com 9 pontos, uma vitória nos dois jogos que faltam praticamente asseguraria a liderança da chave. O Fluminense tem um saldo bastante superior ao dos rivais do grupo e com 12 pontos só poderia se alcançado em pontuação pelo The Strongest, mas o clube boliviano teria que reverter uma desvantagem de cinco gols de diferença no saldo de gols.