Diogo Barbosa é um dos reforços do Fluminense para o segundo semestreMarcelo Gonçalves / Fluminense

Apesar da classificação em primeiro lugar do Grupo D para as oitavas de final da Libertadores, o Fluminense flertou com a eliminação. O desempenho ruim no empate em 1 a 1 com o Sporting Cristal, do Peru, no Maracanã teve como resultado as vaias da torcida e um clima de pessimismo. Mas o Tricolor tem um alento: o início do mata-mata será só em agosto e Fernando Diniz terá tempo para fazer o time reencontrar o bom futebol.
Com as datas das semanas dos dias 2 e 9 de agosto reservadas para as oitavas de final da Libertadores, o mês de julho terá apenas jogos do Brasileirão para o Fluminense. Serão cinco no período e semanas cheias de treinos.
"A gente não pode errar tanto (passes), temos procurado acertar, mas às vezes, no jogo, não temos conseguindo encaixar tão bem como antes. Isso gera desconforto na gente. Com passes e tabelas dando certo, passa pra gente confiança. (Teremos um) tempo bom, mas Brasileiro não para. Vamos ter sermana cheia para treinar e evoluir para fazer grandes jogos. E também aproveitar pra descansar, porque a sequência tem sido pesada", avaliou Samuel Xavier.
Será um período importante para o Tricolor ajustar a saída de bola, que de trunfo até abril se tornou um dos pontos críticos do time desde maio. Mas há também ajustes no ataque, para voltar a criar mais chances de gol, e na defesa, que vem sofrendo muitos gols em jogadas de bola parada.
"Claro, temos que melhorar tecnicamente mas demonstramos que, quando não vai na técnica, vai na vontade, soubemos sofrer e a classificação foi muita justa pelo que fizemos nesta fase. É dar um chute nessa má fase, até teve jogos que jogamos muito bem e perdemos. O importante era classificarmos, darmos resposta a nós mesmos que somos capazes. agora é entender que precisamos melhorar para continuar sonhando (com o título da Libertadores). O sonho continua vivo", avisou Felipe Melo.
Além do tempo de treino e descanso até as oitavas de final da Libertadores, o mês de julho servirá para adaptar as novas contratações que chegarem. Além de Diogo Barbosa, já anunciado, o Fluminense está perto de confirmar Léo Fernandes, do Toluca, do México, e busca zagueiro e atacante.
Para a próxima fase da competição, poderá fazer cinco trocas na lista de inscritos e terá até o dia 29 do próximo mês para inscrever novos jogadores.