Mano MenezesLucas Merçon / Fluminense FC

Rio - O Fluminense está de volta à final do Campeonato Carioca. Após vencer o Volta Redonda por 4 a 0 no jogo de ida, o Tricolor empatou sem gols neste domingo (9), no Raulino de Oliveira, e confirmou a vaga na decisão pela quinta vez nos últimos sete anos. Bicampeão em 2022 e 2023, o Time de Guerreiros ficou pela semifinal no ano passado e, agora, terá a chance de buscar o 35º título estadual da história.
"Uma final motiva qualquer equipe. Quando iniciamos a disputa de um campeonato, temos como objetivo chegar na decisão e disputar o título. Nós amadurecemos, nos fortalecemos e sofremos porque tivemos um início difícil, mas nosso aproveitamento nos últimos jogos aponta um crescimento. É um jogo grande contra um adversário grande, mas estamos aptos para conseguir", disse o técnico Mano Menezes.
O adversário da final será o Flamengo. Nas quatro finais anteriores, o Fluminense também decidiu o título contra o rival rubro-negro. Em 2020 e 2021, amargou o vice. Já em 2022 e 2023, sagrou-se bicampeão. O Tricolor, inclusive, é o único algoz do técnico Filipe Luís desde que assumiu o comando do time da Gávea, em setembro do ano passado. No Carioca deste ano, o Fla-Flu terminou empatado.
"Finais têm de tudo. Por coincidência a única derrota do Filipe (Luís) é para o Fluminense. Mas cada jogo tem a sua história. As finais tem estratégia e um monte de coisas que vão estar nessa receita que queremos que funcione. O mais importante é que a equipe foi adquirindo uma personalidade forte. Para ganhar uma final, tem que ser completo. E vamos tentar ser essa equipe", afirmou.
Flamengo e Fluminense vão decidir o Carioca pela 16ª vez na história. Este será o quinto encontro em finais nos últimos sete anos. O jogo de ida será realizado na próxima quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, com mando de campo do Fluminense. Já a partida de volta será no sábado (15) ou domingo (16), em horário a definir pela Ferj, no mesmo estádio, com mando do Flamengo.