Keno celebra gol marcado pelo Fluminense no MaracanãLucas Merçon / Fluminense FC

Rio - Com um jogador a mais desde o primeiro tempo, o Fluminense conquistou vitória importante por 2 a 0 sobre o Unión Española, do Chile, nesta quarta-feira (14), no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Keno e Samuel Xavier foram os responsáveis por balançar a rede no segundo tempo. Na etapa inicial, Everaldo ainda desperdiçou um pênalti, sofrido por Arias - lance que ocasionou a expulsão de Ignacio Núñez. 
O Tricolor chegou aos dez pontos, ultrapassou o Once Caldas (COL) - que ainda não entrou em campo na rodada - e assumiu a liderança momentânea do Grupo F. O próximo e decisivo compromisso pelo torneio continental será justamente contra os colombianos, em casa, dia 29 de maio (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Agora, o Fluminense vira a chave para o Campeonato Brasileiro: visitará o Juventude, domingo (18), às 16h (também de Brasília), no Alfredo Jaconi, pela nona rodada.

O jogo

O começo da etapa inicial teve certo domínio do Fluminense, com maior posse de bola. Porém, foi o Unión Española que chegou com perigo: após boa troca de passes, Aránguiz bateu de fora e obrigou Fábio a fazer boa defesa. Pouco antes, Renato Gaúcho foi forçado a fazer uma troca. Canobbio sofreu choque de cabeça com o goleiro adversário, não conseguiu continuar e saiu de maca para a entrada de Keno.

A primeira oportunidade mais clara do Tricolor veio com Samuel Xavier, que chutou forte e parou nas mãos de Torgnascioli. Na sequência, Keno cruzou para Everaldo cabecear e assustar os chilenos - de novo, brilhou o arqueiro. Aos 26 minutos, quando entrava cara a cara, Arias foi puxado dentro da área. O árbitro, com auxílio do VAR, marcou pênalti e expulsou Ignacio Núñez.

No entanto, Everaldo cobrou mal e consagrou o goleiro. O camisa 9 ainda correu e pegou o rebote, mas Torgnascioli fez milagre para evitar o gol. Insatisfeita com o desempenho da equipe, a torcida não perdoou e vaiou os jogadores na saída para o intervalo.
Logo no retorno, com um minuto do segundo tempo, Arias tabelou com Samuel Xavier e colocou na cabeça de Keno, que estufou a rede para aliviar a pressão no Maracanã. Após sair na frente, o Fluminense seguiu em cima e empilhou chances perdidas. 
Para tentar resolver o jogo e dar maior tranquilidade ao time, Renato Gaúcho sacou Serna do banco de reservas e o colocou na vaga de Ganso. O camisa 10 não pareceu ter ficado satisfeito com a substituição. 
Aos 32 minutos, Martinelli bateu de fora para defesa do goleiro e Samuel Xavier, veloz, chegou para completar e ampliar a vantagem tricolor. Hércules, Isaque e Lezcano entraram, os mandantes continuaram pressionando, mas pararam por aí: 2 a 0 e uma vitória essencial para seguir firme e forte em busca de uma vaga direta nas oitavas de final da Sul-Americana. Nos playoffs, já estão garantidos. 

Fluminense 2x0 Unión Española (CHI)

Data e hora: 14/5/2025, às 19h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Yael Falcón Pérez (ARG)

Gols: Keno, aos 1 min/2ºT (1-0); Samuel Xavier, aos 32 min/2ºT (2-0).
Cartões amarelos: Keno e Freytes (FLU); Naranjo e Vidal (UES).
Cartões vermelhos: Ignacio Núñez (UES). 

FLUMINENSE (Técnico: Renato Gaúcho)
Fábio; Samuel Xavier (Hércules), Ignácio, Freytes e Fuentes; Martinelli, Nonato e Ganso (Serna); Canobbio (Keno (Lezcano)), Arias e Everaldo (Isaque).
UNIÓN ESPAÑOLA (Técnico: José Luis Sierra)
Torgnascioli; Simón Ramírez, Vidal, Nicolás Díaz e Norambuena; Jáuregui, Ignacio Núñez e Ariel Uribe (Vásquez); Ovelar (Naranjo), Aránguiz (Espinoza) e Matías Suárez.