Renato Gaúcho reestreou como técnico do Fluminense contra o Bragantino, no MaracanãLucas Merçon/Fluminense FC

O Fluminense enfrenta o Red Bull Bragantino no sábado (23), às 16h, em Bragança Paulista, pelo Brasileirão, quase cinco meses depois da chegada de Renato Gaúcho. A partida no turno marcou a reestreia do treinador no Tricolor e serviu como ponto de partida para a campanha histórica no Mundial de Clubes e para o atual momento em que está em duas quartas de final, das Copas Sul-Americana e do Brasil.
Desde aquele 2 a 1 com gol nos acréscimos de Martinelli no Maracanã, em 6 de abril, houve mudanças importantes. O próprio volante é uma delas, já que saiu de criticado e vaiado para se tornar um dos grandes nomes do time neste momento.
A recuperação de jogadores é uma das marcas do trabalho de Renato Gaúcho no Fluminense. Hércules era outro que oscilava mais para baixo e agora vive bom momento. Outro é Samuel Xavier, que tinha perdido a posição para Guga e agora recuperou-a, com boas atuações. E Nonato ganhou mais espaço.
Por outro lado, jovens da base perderam espaço e praticamente não jogam, enquanto Germán Cano perdeu a vaga para Everaldo. E Paulo Henrique Ganso segue sendo opção no segundo tempo, sem ainda apresentar grande futebol.
A própria situação do Tricolor mudou com a chegada do treinador. Se o time e os jogadores sofriam pressão pelos maus resultados, a confiança retornou logo de cara, com uma sequência de quatro vitórias e um empate. A campanha até a semifinal do Mundial de Clubes foi o ponto alto até o momento, retomando a confiança junto à torcida.
Mas o retorno ao Brasil, com quatro derrotas seguidas, voltou a abalar essa relação, que ainda vive altos e baixos diante das atuações pouco convincentes. A perde de Jhon Arias também ainda é sentida, mas Kevin Serna tem ajudado a compensar um pouco com o bom momento que vive.

Os números de Renato Gaúcho pelo Tricolor

Ao todo, nesta nova passagem no Fluminense, Renato Gaúcho soma 32 jogos, com 19 vitórias, seis empates e sete derrotas. O ataque vai bem, com 52 gols marcados, enquanto a defesa tem sido um problema, com 31 sofridos.

O time titular do Fluminense na estreia do treinador

A primeira escalação de Renato Gaúcho foi: Fábio, Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli e Lima; Jhon Arias, Canobbio e Germán Cano.