Renato Gaúcho em treino do FluminenseMarcelo Gonçalves/Fluminense

O Fluminense enfim conseguiu um tempo de descanso após uma maratona de 20 partidas em 75 dias. Em baixa com más atuações e resultados ruins, o Tricolor conta com esse período de nove dias sem compromissos para não apenas se recuperar fisicamente, mas também para reencontrar o bom futebol, que foi visto pela última vez justamente após o último grande período sem jogos.
Assim como agora, o time de Renato Gaúcho iniciou a preparação para o Mundial de Clubes em baixa, diante das críticas da torcida pelas atuações. Mas os 15 dias de preparação em junho - entre o 2x0 sobre o Internacional, pelo Brasileirão, e a estreia no Mundial de Clubes, no 0 a 0 com o Borussia Dortmund - fizeram grande diferença.
Bem fisicamente e mais organizado, o Fluminense conseguiu marcar muito bem, imprimiu uma grande intensidade nos jogos e também mostrou desenvoltura nos movimentos ofensivos. Como resultado, fez campanha histórica e chegou à semifinal do torneio.

Fluminense dá folga a jogadores

Mas o que se viu após o Mundial foi um time diferente, desgastado, com enormes dificuldades defensivas e de pouca criação. Por isso, a comissão técnica tricolor optou por dar quatro dias de folga aos jogadores, que só voltam aos treinos na sexta-feira (5).
Então, Renato Gaúcho terá cinco dias de treinos para ajustar a equipe de olho no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em 10 de setembro, no Maracanã.

O que Renato Gaúcho deve trabalhar

Recuperar a força defensiva que se viu no Mundial e ajustar o ataque serão as principais missões. Isso também passará pela preparação física, com a expectativa de recuperar a intensidade após o período de descanso.
Além disso, será possível trabalhar melhor a formação com as novas contratações. A tendência é que Santi Moreno e Lucho Acosta sigam como titulares e estejam mais adaptados ao estilo do time.