Entrevista coletiva de ZubeldíaLucas Merçon/Fluminense FC
Zubeldía celebra vitória como visitante e aponta 'partida bastante completa' de Soteldo
Treinador também destacou a importância do venezuelano no sistema defensivo
Porto Alegre - Luis Zubeldía foi só elogios ao falar de Soteldo, autor de dos gols da vitória do Fluminense sobre o Grêmio por 2 a 1, nesta terça-feira (2), pelo Brasileirão. Na visão do treinador, o venezuelano fez uma "partida bastante completa" diante do Tricolor Gaúcho.
"Creio que Soteldo fez um trabalho bastante completo. Por um lado, fez os gols. Por outro, cuidou da bola. Ademais, se sacrificou muito defensivamente, às vezes armava uma linha de 5, roubava a bola. Então, fez uma partida bastante completa", disse Zubeldía.
"Creio que hoje em dia os extremos estão obrigados a fazer um trabalho defensivo de retrocesso porque as equipes, quase todas, progridem mais com os zagueiros na construção de jogo, avançam mais, penetram mais. Isso chegou ao futebol para complexificar as recomposições defensivas dos extremos, e Soteldo, que é um jogador mais de último terço, recompondo bastante defensivamente sem perder força ofensiva é uma boa noticia. Ele não só fez um bom trabalho em equipe como também fez dois gols", completou.
Esta foi a primeira vitória do Fluminense fora de casa sob o comando de Zubeldía. Antes da partida desta noite, o Flu somava dois empates e três derrotas nesta condição.
"Era importante ganhar aqui, sobretudo, não só pela possibilidade de terminar mais acima na tabela, mas porque devíamos um triunfo como visitante. Desde que cheguei aqui não ganhamos como visitantes. Até fizemos boas partidas, mas sempre digo que para ganhar de visitante se requerem duas coisas fundamentais: ser contundente; e defender bem. Creio que tivemos isso, fomos bastante contundentes", analisou o treinador.
"Geramos quatro grandes situações de gol, as de Soteldo, de Everaldo e uma de Serna. De quatro grandes situações, convertemos duas. No primeiro tempo, a bola esteve dividida, não tivemos tantas chances, muitos disparos ao gol. No segundo tempo, já tivemos que bloquear, saber defender sem a bola. Apesar do chute no travessão, creio que não permitimos que definissem as jogadas de maneira cômoda, bloqueamos bastante os setores. É a explicação para ganharmos de visitantes", prosseguiu.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.