Deiveson Figueiredo estará no Parajiu-Jitsu através do Desafio da Eficiência (Foto: Reprodução UFC)
O campeonato será o Sul Americano de Jiu-Jitsu Paradesportivo - organizado por FCJJP e JJPN -, no dia 16 de abril, a partir das 14h. As inscrições, vale lembrar, vão até a próxima segunda-feira (10), com classes funcionais e absolutos na disputa.
Uma outra atração, porém, promete roubar a cena não só no Parajiu-Jitsu, mas no evento como um todo. Trata-se do "Desafio da Eficiência", marcado para o sábado (15), a partir das 12h. Frente a frente ficarão Deiveson Figueiredo, ex-campeão peso-mosca do UFC, e Dione Silva, casca-grossa de Santa Catarina e que conheceu a arte suave após perder a visão em 2014.
Para Deiveson, renomado lutador de MMA e que um dia já ostentou o cinturão do Ultimate na divisão dos moscas, o desafio é uma oportunidade única de fazer a diferença, especialmente motivando outras pessoas em situações difíceis.
"Quando eu recebi o convite, fiquei surpreso e lisonjeado. Sei que as pessoas no Brasil que possuem qualquer tipo de dificuldade, seja ela física ou não, enfrentam muitos problemas e precisam fazer muito para ter um pouquinho de notoriedade. Então, se de alguma forma posso ajudar a fortalecer essa classe, eu quero sim estar próximo e fazer o possível para que eles alcancem esse reconhecimento, patrocínios e mais mídia, por exemplo", afirmou o peso-mosca, que vem se recuperando de uma lesão no olho após sua última luta, quando perdeu o título do UFC para Brandon Moreno:
"A lesão no olho me trouxe bastante atenção e preocupação nos primeiros dias, hoje já estou 100% com a visão, apenas fazendo fisio na pálpebra. Quando lutar vendado, tenho certeza de uma coisa: experiência única e que vou valorizar cada momento, entender esse propósito que a vida me apresenta".
Conforme citado por Deiveson, o "Desafio da Eficiência" vai ser de quimono e em igualdade de visão, ou seja, com ele vendado, sem poder enxergar assim como Dione. O faixa-roxa catarinense, por sinal, é uma inspiração. Ele conheceu o Jiu-Jitsu após perder a visão em 2014 e entrar em depressão. Em 2017, com um mês e meio de treino, foi para o seu primeiro campeonato e não parou mais, sendo também um exemplo para os seus três filhos, que estão sempre presentes nas competições em Santa Catarina.
Presidente da FCJJP e fundador da entidade Jiu-Jitsu Paradesportivo Nacional, Daniel Borges celebrou a participação de Deiveson, que traz ainda mais visibilidade para p Parajiu-Jitsu em meio ao Arnold South America, e fez questão de agradecer à Life Strong Energy Drink pelo apoio.
"Esse ano mais uma vez o Jiu-Jitsu Paradesportivo Nacional estará presente dentro do Arnold South America, uma grande alegria pra nós, e isso só é possível graças à parceria com a Life Strong, uma empresa com um produto incrível, dona de uma visão humana espetacular, capaz de abraças a causa do Parajiu-Jitsu e, principalmente, colocar um dos seus atletas (Deiveson) à disposição do evento para estrelar o nosso desafio", finalizou.
Espaço destinado para as competições de luta, o Fight Pavilion contará com competições de Jiu-Jitsu, Muay Thai, Sanda, Caratê, CSB – Sambo, Pillow Fight (luta de travesseiros), MMA – com o Thunder Fight – e Parajiu-Jitsu, entre outras modalidades, além da promessa de grandes duelos entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, palco do Arnold South America 2023.
SERVIÇO:
Sul Americano de Jiu-Jitsu Paradesportivo
Pavilhão Verde – Expor Center Norte, SP
Domingo, 16 de abril, a partir das 14h
Inscrições: www.fcjjp.org.br
Dúvidas: (48) 8859-5139
Chancela: FCJJP / JJPN
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.