Wanderlei e Belfort devem se enfrentar no Boxe em setembro(Foto: Reprodução)

Mais de 25 anos após o primeiro embate, duas das maiores lendas do MMA brasileiro vão se reencontrar – desta vez, em um ringue de Boxe. Vitor Belfort e Wanderlei Silva acertaram os termos para se enfrentarem na luta principal do Spaten Fight Night 2, que a princípio, deve acontecer no dia 27 de setembro, em São Paulo.

O confronto marcará a estreia de Wanderlei no Boxe profissional, enquanto Belfort soma duas vitórias recentes na modalidade, sobre Evander Holyfield (2021) e Ronaldo Jacaré (2023). A informação do confronto foi confirmada inicialmente pelo site "MMA Fighting" nesta terça-feira (15).

Rivalidade histórica

Vitor Belfort e Wanderlei Silva protagonizaram um dos combates mais simbólicos da era inicial do UFC, em 1998, também em São Paulo. Na ocasião, o "Fenômeno" nocauteou o "Cachorro Louco" em apenas 44 segundos, consolidando seu nome como uma das grandes promessas do MMA mundial na época.

Após aquela luta, ambos seguiram caminhos diferentes, mas igualmente marcantes. Vitor Belfort deixou o UFC para competir no PRIDE, retornando anos depois e conquistando o cinturão meio-pesado da organização em 2004. Já Wanderlei migrou para o PRIDE em 1999, tornando-se campeão peso-médio e ícone da companhia japonesa, com uma sequência histórica entre 2000 e 2006.

Revanche adiada por uma década

Os dois estiveram próximos de um reencontro em 2012, após servirem como técnicos na primeira temporada do The Ultimate Fighter Brasil. A revanche, no entanto, foi frustrada por uma lesão de Belfort, que sofreu uma fratura na mão. Com sua saída, Rich Franklin o substituiu no UFC 147, vencendo Wanderlei em uma luta que foi premiada como a melhor da noite.

Agora, ambos já membros do Hall da Fama do UFC, perto dos 50 anos, selam finalmente a revanche, ainda que em uma nova modalidade.

Evento segue aposta em lendas

O Spaten Fight Night fez sua estreia em junho de 2024, também na capital paulista, com o duelo entre Anderson Silva e Chael Sonnen, encerrado em empate após três rounds disputados. A proposta do evento é reunir grandes nomes do MMA em exibições de Boxe, apostando no apelo nostálgico e na rivalidade histórica entre ídolos consagrados do esporte.