Gramado de São Januário passa por tratamento e melhoria antes do Campeonato BrasileiroFoto: Divulgação/Vasco

Rio - O Vasco iniciou, nesta semana, o processo de renovação do gramado de São Januário para a disputa do Campeonato Brasileiro. O tratamento da grama, que consiste em uma combinação de corte vertical e irrigação especial, será também acompanhado por uma consultora ao decorrer de toda a temporada. O objetivo do Cruzmaltino é manter a qualidade do campo.
"A ideia é buscar especialistas e conhecimento técnico e científico para garantir um campo de jogo mais rápido, seguro para os atletas e que nos ajude a ter um jogo bonito", disse o head de operações do Vasco, Igor Borges, ao site "ge".
Durante o processo, foi retirado o trecho de palha encontrado abaixo do gramado que normalmente retém água e atrapalha o desempenho dos jogadores por tornar o campo mais lento. O trabalho de renovação da grama, que busca resultados a curto, médio e longo prazo, promoveu melhorias visíveis já nesta sexta-feira (31), quando o Vasco terá o amistoso contra o Athletic, de Minas Gerais, às 19h (de Brasília).
Após o amistoso, e antes de estrear em São Januário, onde recebe o Palmeiras, no dia 22 de abril, pela segunda rodada do Brasileirão, o Vasco fará outras intervenções no gramado, como a descompactação do campo, a aplicação de uma cobertura de areia, além de adubações e controle de praga.
O tratamento da grama seguirá durante toda a temporada sob a consultoria da engenheira agrônoma Maristela Kuhn. A profissional foi contratada pelo clube para realizar testes de performance com base em parâmetros da Fifa, e atuará tanto no gramado do estádio quanto nos campos dos Centros de Treinamento.
"Nós estamos avaliando o desempenho dos campos para segurança dos jogadores, tração e compactação do gramado para ver se está seguro para não oferecer nenhum risco a eles. Além disso, nós estamos fazendo um planejamento de curto, médio e longo prazo para obter uma melhoria em todas as estruturas de campo do clube", pontuou Maristela.