Vasco escolheu o Maracanã como sua casa nas fases decisivas da Copa do BrasilMatheus Lima/Vasco
Vasco reencontra Corinthians em final no Maracanã após Mundial de 2000; veja motivos
Jogadores aprovaram escolha pelo estádio para decidir o título da Copa do Brasil
O Vasco confirmou o Maracanã como palco da final da Copa do Brasil com o Corinthians, após reunião no vestiário com os jogadores, e assim volta a decidir um título no estádio contra o Corinthians após 25 anos. A última vez em que os dois se encontraram numa decisão foi a traumática disputa por pênaltis no Mundial de Clubes de 2000.
Desde então, os dois clubes chegaram a se encontrar em mata-matas outras três vezers: nas quartas de final da Libertadores de 2012, na segunda fase da Copa Sul-Americana de 2006, e na a semifinal da própria Copa do Brasil de 2009. Em todas os paulistas levaram a melhor.
Mas em decisão será a primeira vez desde aquele confronto no Maracanã vencido pelos corintianos por 4 a 3 nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação. Outra coincidência que marca o reencontro após 25 anos é que a camisa atual do Corinthians é inspirada justamente naquele titulo mundial.
E quis o destino que o duelo no estádio também defina o campeão, no domingo (21), às 18h30, já que a ida acontece na Neo Química Arena, na quarta (17), às 21h30.
Escolha do Vasco foi esportiva e financeira
Só que para o Vasco a esperança é afastar o fantasma daquele vice para voltar a comemorar um título nacional após 14 anos. E a escolha do Maracanã passa justamente por um benefício esportivo como um dos motivos. Afinal, poderá ter mais de 60 mil torcedores apoiando, contra menos de 20 mil em São Januário.
Apesar da preferência de alguns jogadores pelo próprio estádio, a reunião com a diretoria no vestiário teve um consenso de que o Maracanã seria o palco ideal. E isso tem a ver com a atmosfera criada pelos vascaínos na semifinal contra o Fluminense.
O apoio antes e durante os dois jogos, teve papel fundamental para o time nod clássicos. E os jogadores entenderam que o Maraca pode ser um importante trunfo.
"Foi uma decisão unânime dos jogadores também. Foi uma coisa que conversamos ali dentro. Pedrinho perguntou para nós. Como a torcida deu provas de que pode fazer a diferença para o nosso lado aqui também, é um fator importante para o Vasco jogar no Maracanã", contou Léo Jardim em entrevista aos jornalistas.
Outros pontos também forma importantes para a decisão do local da final, como o bom estado do gramado. Mas outra questão que pesou bastante foi a financeira. Isso porque a diretoria do Vasco vislumbra uma grande renda com a final.
No primeiro jogo, quando foi mandante, o Cruz-Maltino viu a renda ultrapassar os R$ 7 milhões, sem considerar os descontos. O valor é muito maior do que poderia arrecadar em são Januário.
"Existe uma predileção geral por São Januário por ser a nossa casa. No Maracanã a gente tem um gramado que reúne condições muito melhores e tem uma atmosfera que contempla muito mais vascaínos. Aqui a gente consegue colocar mais que o triplo de pessoas. E os jogadores foram muito determinantes para aproveitar essa atmosfera", avaliou Fernando Diniz.




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.