Se a restituição não cair na conta bancária, é possível fazer o agendamento no Banco do BrasilFoto: ikzmiranda - Pixabay - Uso gratuito

Guapimirim – O terceiro lote de restituição do imposto de renda pessoa física (IRPF) 2023 será depositado nas contas bancárias dos contribuintes na próxima segunda-feira (31/7). A Receita Federal liberou a consulta, na última segunda-feira (24), para que os cidadãos vejam se foram contemplados.
Nesse 3º lote serão contemplados 5.632.036 contribuintes, sendo 3.879.049 que não têm prioridade, mas que utilizaram como opção de recebimento o CPF como chave pix e/ou que usaram a declaração pré-preenchida, além de públicos, tais como: 16.536 idosos acima dos 80 anos, 95.047 idosos entre 60 e 79 anos, 9.740 pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave e outros 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
Em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, 7.308 pessoas físicas entregaram a declaração do imposto de renda este ano. Desse total, 4.150 pediram restituição. Nesse terceiro lote, serão contemplados 964 contribuintes. Nos dois lotes anteriores, 1.719 pessoas já foram restituídas.
Ao todo, serão pagos mais de R$ 7,5 bilhões a esses contribuintes nesse novo lote de restituição do IRPF. Este 3º lote também inclui o depósito de lotes residuais referentes a anos anteriores que ficaram retidos por atraso na entrega da declaração ou porque o contribuinte caiu na malha fina na época.
Caso o contribuinte tenha sido contemplado nesse novo lote, mas o crédito não caiu em conta por algum problema no banco, porque a agência fechou ou mudou o número da conta, é possível agendar o recebimento direto pelo Banco do Brasil, independentemente qual banco seja a conta bancária. Para isso, basta acessar o endereço https://www.bb.com.br/irpf , ou ligar para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades). Se o contribuinte for deficiente auditivo, há um telefone exclusivo: 0800-729-0088.
Se no prazo de um ano o contribuinte não resgatar a restituição, depois disso deverá solicitar por meio do portal E-CAC, da Receita Federal.
Para consultar se sua restituição está disponível, clique aqui.