Feira Literária de Guapimirim reuniu milhares de pessoasFoto: Secom PMG - Redes Sociais
‘Feira Literária de Guapimirim foi um sucesso’, avalia prefeitura
Encontro literário foi realizado pela primeira vez no município e durou cinco dias
Guapimirim – A primeira edição da Feira Literária de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, se encerrou nesse domingo (20) e foi considerada um ‘sucesso’, segundo a Prefeitura de Guapimirim e também a prefeita Marina Rocha (PMB-RJ) nas redes sociais.
“A sensação é de missão cumprida. A feira [literária] foi um sucesso não só em Guapimirim, mas em toda região. Recebemos visita de pessoas de todos os municípios. Foi um evento que veio para ficar na história e na memória das nossas crianças, adolescentes e educadores. Ela veio para acrescentar na educação, garantir que as nossas crianças criem esse hábito da leitura para Guapimirim ter um futuro mais bonito”, expressou a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ).
A referida feira durou cinco dias e ocorreu entre os dias 16 e 20 de agosto, com direito a contação de histórias, sarau, shows com artistas regionais, encontro com escritores e muito mais. Os organizadores já pensam na próxima edição em 2024.
“Pensamos em trazer esse evento para Guapimirim dois anos atrás durante uma reunião na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, quando conhecemos a pessoa responsável pela Feira Literária de Paraty, e dali surgiu a vontade de trazer isso para Guapimirim. Daqui a pouco, a Feira Literária de Guapimirim se torna o maior evento do município”, contou o secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Leo Coelho.
Na avaliação do secretário Municipal de Educação, Ricardo Almeida, o evento ajudou a plantar uma semente para o futuro, ao estimular os estudantes à leitura e também por proporcionar a possibilidade de novas edições da feira na cidade.
“A gente realizou o que nunca foi feito e está, principalmente, plantando uma semente para o futuro. A gente buscou [no ônibus escolar] alunos que estudam no Paraíso, no Vale das Pedrinhas, no KM 11, em localidades distantes. Eles estão vendo um monte de coisas que nunca viram (...); o que é legal é que a nossa prefeita sempre embarca nas nossas ideias, ela sempre incentiva. E na minha torcida, a feira é uma novidade permanente em nosso município”, avaliou o secretário Municipal de Educação, Ricardo Almeida.
Os alunos da rede municipal de ensino guapimiriense marcaram presença em peso no evento cultural. A estimativa dos organizadores é de que 10 mil pessoas, aproximadamente, incluindo demais moradores e turistas, estiveram na feira literária.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Guapimirim – por meio das secretarias municipais de Cultura e Economia Criativa e de Educação – em parceria com a Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL) e a Motivo Produções.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.