Policiais militares levam carga de cigarros roubadas até a 67ª DP (Guapimirim) para o registro de ocorrênciaFoto: Divulgação

Guapimirim – Um homem de 52 anos, identificado como Amarildo da Silva Menezes, foi preso na última terça-feira (29), no Parque Silvestre, em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A captura foi feita por policiais do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM), durante um cerco na BR-116 (Rodovia Rio-Teresópolis) a um automóvel Kia Bongo, após os agentes serem informados de um roubo de carga de cigarros em andamento.
Com Amarildo Menezes, foram apreendidos 1.578 pacotes de cigarros avaliados em R$ 160,6 mil. O material foi levado a 67ª DP (Guapimirim), assim como o acusado, para o registro de ocorrência.
A carga de cigarros seria levada para a comunidade Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Lá, Amarildo Menezes se encontraria com outros três comparsas que fugiram no Chevrolet Onix. Durante o registro de ocorrência na delegacia, os policiais foram informados que esse veículo tinha sido abandonado no bairro Jororó, em Magé. Os agentes foram até o local. Até aquela ocasião, não havia nenhum registro no sistema da polícia sobre eventual furto ou roubo do automóvel.
Contra Amarildo Menezes havia um mandado de prisão em aberto com base no Artigo 157 do Código Penal (Lei nº 2.848/1940), que trata do delito de roubo ou extorsão mediante ameaça grave ou violência.
Com 52 anos, Amarildo Menezes possui uma extensa ficha criminal, com 13 passagens pela polícia, conforme o Código Penal, sendo: 10 referentes ao Artigo 157, já citado acima; uma com base no artigo 288, que trata do crime de associação criminosa; uma baseada no Artigo 16, que trata de delito cometido sem violência cujo dano tenha sido reparado; e mais uma prevista no Artigo 180, de receptação.
A título de curiosidade: esse foi o segundo roubo de carga de cigarros em Guapimirim neste mês de agosto que policiais militares do 34º BPM conseguiram frustrar. No último dia 19 de agosto, os agentes também recuperaram uma carga no bairro Vale das Pedrinhas, conforme noticiado pelo DIA.