Defesa Civil de Guapimirim já conta com os equipamentos para envio de alertas de temporal via celular.Divulgação

A Defesa Civil atendeu a 49 acionamentos realizados pelo número 199 nas últimas 24 horas, em função das fortes chuvas que atingiram Guapimirim. As ocorrências mais significativas envolveram alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores e postes, além da evacuação preventiva de moradores no bairro Garrafão.
Casa foi parcialmente atingida no bairro Garrafão, em Guapimirim. Um aviso da Defesa Civil fez com que os moradores deixassem o local antes do ocorrido. - Divulgação
Casa foi parcialmente atingida no bairro Garrafão, em Guapimirim. Um aviso da Defesa Civil fez com que os moradores deixassem o local antes do ocorrido.Divulgação
Entre os casos registrados, houve dois alagamentos nos bairros Várzea Alegre e Parque Santa Eugênia, já solucionados, segundo a Defesa Civil do município.
Também foram contabilizados seis deslizamentos de terra, sendo três no Garrafão (às margens da rodovia), dois no Limoeiro — com um já atendido e outro pendente — e um na Barreira, ainda em atendimento.

No Garrafão, um episódio de rolamento de blocos rochosos na rodovia aumentou o nível de risco na localidade, que também sofreu com deslizamentos. Em resposta, a Defesa Civil, com apoio da Assistência Social e da Guarda Civil Municipal, promoveu a evacuação preventiva do bairro, visitando cerca de 45 residências e conduzindo 16 moradores a locais seguros. O alerta foi emitido por meio da tecnologia Cellbroadcast, com suporte do CEMADEN/RJ.

Ainda na região, foram registradas cinco quedas de árvores — com casos atendidos no Jardim Cantagalo e Parada Modelo, enquanto ocorrências no Limoeiro e Caneca Fina aguardam a atuação da ENEL. Duas quedas de postes também foram reportadas, ambas dependendo de resposta da concessionária.

A Defesa Civil também realizou duas vistorias técnicas de risco nos bairros Barreira (já concluída) e Cadete Fabres (em andamento).

Moradores do Garrafão que seguiram as orientações de evacuação entraram em contato com a Defesa Civil para agradecer. Um dos imóveis, desocupado no momento da ação, foi parcialmente atingido por um deslizamento horas depois.

A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e reforça a importância de que a população siga as orientações de segurança e utilize o número 199 para emergências.