8º Seminário contra a tuberculoseFoto: Divulgação
Prefeitura de Itaboraí realiza 8º Seminário de Luta contra a Tuberculose
Encontro faz parte da programação da Semana da Luta contra Tuberculose no município
Itaboraí - Ao longo de toda a semana, Itaboraí conta com uma programação de atividades de conscientização e combate à Tuberculose no município. Nesta quarta-feira (22/03), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PCT), realizou o 8º Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais, na Câmara de Vereadores, em Nancilândia. O seminário teve como público-alvo profissionais da Saúde, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) e sociedade civil.
Com o tema 'Na luta contra a Tuberculose juntos somos mais! Todos juntos pelo fim da Tuberculose', o seminário contou com as palestras 'Cenário Epidemiológico da Tuberculose de Itaboraí', com a bióloga e enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itaboraí, Ana Kelly Terra; e 'Fortalecimento das ações de controle da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro', com a sanitarista e mestre em Saúde Coletiva, Kelly Cunha Durval.
E ainda as palestras 'Desafios na investigação e seguimento de contatos pediátricos domiciliares de adultos com a Tuberculose no município de Itaboraí", com a médica Ana Paula Pereira e 'Tuberculose e Depressão: A experiência do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí', com a médica Ana Beatriz de Arvelhos. Além da apresentação do Hospital Moinhos de Vento, com estudos de Tuberculose pediátrica e 'Iniciativas territoriais de prevenção e cuidados à Tuberculose e outras doenças de condições crônicas' e premiações e destaques no Controle da Tuberculose em Itaboraí.
Presente no seminário, o secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a importância do encontro e ressaltou os avanços do Programa de Controle da Tuberculose em Itaboraí. Atualmente, os pacientes diagnosticados com tuberculose do município recebem um cartão de incentivo alimentar no valor de R$250/mês para auxiliar no tratamento da doença.
"Muito nos orgulha ser a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a entregar este cartão, que não dá só alimentação, mas dá dignidade na alimentação. Nosso município é uma referência do tratamento da tuberculose e isso é um orgulho para a Secretaria Municipal de Saúde. Reafirmo o compromisso em estreitar laços com a equipe do Programa de Controle da Tuberculose, e as equipes das unidades básicas, urgência e emergência do Hospital Leal Júnior, porque só fazendo esse tripé girar decentemente, com comunicação de verdade, com empatia de verdade é que a gente vai conseguir combater a tuberculose com ainda mais excelência do que já tem sido feito", destacou o secretário.
Emocionada, a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes, agradeceu ao secretário de Saúde, Hédio Mataruna, por contribuir com as melhorias do programa, assim beneficiando os pacientes atendidos pelo setor. Segundo a coordenadora, Itaboraí é referência no diagnóstico preciso da doença e a equipe irá aumentar, somando mais esforços para promover mais qualidade ainda para a população.
"A tuberculose existe, não é uma doença do passado, tem tratamento e cura. Nosso trabalho não é isolado, é coletivo, compartilhado e construído em equipe, seja Executivo ou Legislativo, vamos caminhar juntos. Eu fico muito agradecida de estar aqui e todos estarem abertos a ouvir e nos apoiar", frisou Maria José.
Na quinta-feira (23/03), acontecem atividades de Advocacy, educação e informações sobre a Tuberculose, na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Dr. Augusto Senna, no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior e Consultório na Rua, para rastreio em Tuberculose e ação educativa na rua. Já na sexta-feira (24/03), as atividades serão na Escola Municipal Padre Hugo Montedônio Rêgo, em Retiro São Joaquim.
A abertura da programação da Semana da Luta contra Tuberculose teve início na segunda-feira (20/03), na sede do programa, no Centro, com atividades educativas e de mobilização social para os pacientes atendidos. E na terça-feira (21/03), atividades de advocacy, educação e informações sobre Tuberculose, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Reta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.