Projeto de Educação Sanitária continua em expansão nas áreas rurais de ItaboraíFoto: Divulgação

Itaboraí - O Projeto de Educação Sanitária nas Escolas Rurais (PESER), está ativo no município desde 2021, atendendo alunos de escolas da rede municipal de ensino e se expandindo cada vez mais para continuar alcançando os estudantes. Neste ano, quase 80 alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental, de cinco escolas da zona rural da cidade, serão contemplados. Cada criança recebe um kit contendo uma ‘ecobag’ (bolsa reutilizável) e sete livros didáticos com material educativo sobre os temas: febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase e agrotóxicos.
Este projeto acontece a partir de uma parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), por meio da Superintendência de Defesa Agropecuária, com a Prefeitura de Itaboraí, que envolve as secretarias municipais de Agricultura (SEMAGRI) e de Educação (SEMED). Em 2021, foram três unidades de ensino atendidas, contemplando 50 alunos. Já em 2022, aproximadamente 130 estudantes, de seis escolas, foram alcançados.
Para a entrega dos kits, professores das unidades selecionadas e representantes das secretarias municipais de Agricultura e de Educação, passaram por uma capacitação, que tem como objetivo principal levar conhecimento sobre temas relacionados à agricultura para os alunos com idades entre 9 e 11 anos de idade. Isso fará com que eles sejam multiplicadores de conteúdo, repassando as informações obtidas para familiares e amigos.
O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, ressalta a importância do projeto para difundir educação sanitária em regiões rurais de Itaboraí. “Nossa intenção é incluir mais escolas nesse projeto, porque essas informações chegam até o lar dessas crianças e transformam, de fato, a agricultura e a educação a longo prazo", expressou o secretário.
Neste ano, as escolas beneficiadas são: Escola Municipalizada José Leandro, em Pachecos; Escola Municipal João Augusto de Andrade, Alto do Jacu; Escola Municipalizada Maria das Dores Antunes, em Picos; Escola Municipal Adilson Rodrigues Soares, em Pachecos e a Escola Municipal Alfredo Torres, em Muriqui.
O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, falou sobre a importância desse projeto, a partir do olhar da Educação.
"Esse projeto tem possibilitado nossos alunos a serem multiplicadores em suas comunidades na prevenção das doenças que põe em risco os animais do campo, bem como os cuidados com a saúde do homem e segurança dos alimentos produzidos", destacou o secretário.
O Projeto de Educação Sanitária continua se expandindo no município e desde que chegou a Itaboraí já alcançou quase 300 alunos de áreas rurais da cidade. A entrega do material para os professores dessas unidades foi realizada, nesta segunda-feira (16/05), no auditório da Escola Municipal Antônio Santos da Silva, em Venda das Pedras.