Debate sobre a importância dos avanços no tratamento da tuberculose em ItaboraíFoto: Divulgação
Fórum Municipal debate importância dos avanços no tratamento da tuberculose em Itaboraí
O evento foi realizado em alusão ao Dia Municipal de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose em Itabora
Itaboraí - "Na luta contra a tuberculose, juntos somos mais". Com esse tema, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, realizou, nesta quarta-feira (08/08), o Fórum Municipal de Tuberculose na Câmara de Vereadores, em Nancilândia. A iniciativa contou com a participação de representantes da sociedade civil, além de servidores da SEMSA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS).
O evento foi realizado em alusão ao Dia Municipal de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose em Itaboraí. O fórum teve como objetivo apresentar as políticas de enfrentamento à doença no município, além de promover conscientização sobre o tema. Durante a iniciativa, foi apresentado também o cenário epidemiológico da doença no município, assim como o panorama nacional e estadual da tuberculose.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, parabenizou o trabalho realizado pela equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e ressaltou que o município é referência no tratamento da doença no estado do Rio de Janeiro.
"Estou muito feliz com todo o avanço que o nosso município tem alcançado na área da Saúde, pois nossa equipe trabalha de dia, tarde, noite e muitas madrugadas para que a transformação venha acontecendo em Itaboraí. E um desses avanços é no combate à tuberculose com a entrega dos cartões de incentivo alimentar, que auxilia bastante no tratamento da doença. Parabenizo a todos do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que realizam um trabalho lindo na cidade e são referência em todo o Estado", disse Hédio Mataruna.
A assessora técnica da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), Suzete Younes, detalhou as políticas de enfrentamento à doença realizadas no âmbito estadual e reafirmou a referência de tratamento da doença em Itaboraí.
"É muito importante que a gente realize essa conscientização para os servidores e para a sociedade. O tratamento da doença é fundamental para a cura da doença e os exemplos são muitos. Atualmente, temos o cartão de incentivo alimentar que auxilia bastante os pacientes e o município de Itaboraí é um dos poucos no Estado que realiza a distribuição desse benefício", afirmou Suzete.
Vale ressaltar que o município foi o primeiro do Estado do Rio a garantir o cartão de incentivo alimentar para os pacientes acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O cartão pode ser utilizado nos supermercados credenciados, durante o período de tratamento da doença, que pode chegar a seis meses, sendo restrita a utilização apenas dentro do município.
A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes, afirmou que o fórum de tuberculose é um marco na história do combate à doença no município.
"Hoje é um dia muito feliz, é um sonho realizado. Avançamos muito no combate à tuberculose em Itaboraí com a chegada do cartão de incentivo alimentar e do trabalho realizado diariamente pela equipe do nosso programa com o apoio de toda a secretaria e demais setores da Prefeitura. Temos um tratamento de referência da tuberculose com o diagnóstico sendo realizado dentro do próprio município", concluiu a coordenadora.
O diagnóstico e o tratamento da doença são oferecidos na sede do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Milton Rodrigues, no Centro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.