Etapa de içamento de vigas para nova estrutura urbana é finalizadaFoto: Divulgação
Itaboraí: etapa de içamento de vigas para nova estrutura urbana é finalizada na Avenida 22 de Maio
O içamento das primeiras oito vigas teve início na última sexta-feira e foi finalizado no sábado passado, o trabalho contou com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Transportes
Itaboraí - O município vem se destacando com avanços importantes na reurbanização da principal via da cidade. A Prefeitura de Itaboraí, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, concluiu no último sábado (21) mais uma etapa das obras da Avenida 22 de Maio, com o içamento das vigas que compõem uma estrutura elevada na altura do bairro Rio Várzea.
Ao todo, 19 vigas, com aproximadamente 27 metros de comprimento cada, estão dando forma a uma laje de sustentação que irá ligar ruas paralelas à principal via do município. O objetivo é criar, futuramente, um espaço inédito de lazer e convivência urbana para os moradores, promovendo integração entre os bairros e ampliando as possibilidades de circulação e uso coletivo da área. O içamento das primeiras oito vigas teve início na sexta-feira (20) e foi finalizado no sábado, com apoio de equipes da Secretaria Municipal de Transportes (SEMTRANS), que coordenaram as interdições temporárias e os desvios no trânsito.
A intervenção é parte do plano estratégico de urbanização da cidade, que tem como eixo central a reestruturação da Avenida 22 de Maio. Iniciadas em março de 2023, as obras contam com um investimento superior a R$200 milhões, fruto do Termo de Cooperação Técnica e da adesão ao Programa Governo Presente, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Até o momento, mais de 51% da obra já foi executada, com frentes de trabalho atuando em drenagem, pavimentação e reurbanização da avenida, que possui mais de 10 km de extensão, entre o bairro da Reta e a Avenida São Miguel. Quando concluída, a nova Avenida 22 de Maio contará com seis pistas de rolamento, ciclovia central, ecopontos tecnológicos, paisagismo moderno e equipamentos urbanos para lazer e esporte.
A Prefeitura de Itaboraí reforça que essa transformação representa um investimento sólido no futuro da cidade, com foco em mobilidade urbana, valorização dos espaços públicos e qualidade de vida para a população.
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, destacou a importância da obra e agradeceu a parceria com o Governo do Estado.
“Essa é uma das maiores obras de reurbanização da nossa história. Estamos construindo um novo tempo para Itaboraí, com mais mobilidade, mais qualidade de vida e mais dignidade para a nossa população. Agradeço ao Governo do Estado pelo cuidado de sempre com a nossa cidade e pelo apoio essencial para que esse sonho esteja se tornando realidade”, afirmou Marcelo Delaroli.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.