Atenção Especializada para reduzir filas no SUSFoto: Divulgação
Itaboraí lança ofertas de cuidado integrado em Atenção Especializada para reduzir filas no SUS
Iniciativa municipal adere ao programa do Ministério da Saúde, garantindo diagnóstico em até 60 dias
Itaboraí - Visando a transformação da cidade pela qualidade dos serviços prestados à população, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou neste mês de novembro as Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) no Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a ser oferecido na rede de Atenção Especializada do município.
Para dar continuidade ao Programa Nacional de Atenção Especializada, o Ministério da Saúde lançou o projeto “Agora Tem Especialistas”, que visa organizar, por meio das Ofertas de Cuidados Integrados (OCI), as linhas de cuidado de maior relevância no contexto epidemiológico. O projeto modifica a forma de regulação, planejamento, financiamento e execução dos cuidados em saúde na Atenção Especializada, com ações e serviços em linhas de cuidados, visando reduzir as filas na região de saúde da qual faz parte.
Conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, o município dispõe de 60 dias para entrega completa do diagnóstico, assegurando que todos os pacientes incluídos na linha de cuidado recebam, dentro desse período, o conjunto de atendimentos e procedimentos previstos pelo programa.
A subsecretária municipal de Atenção Especializada, Marcele Andrade, destacou a importância da implantação na cidade.
“A implementação da OCI em nosso Centro Cardiológico representa um avanço significativo. Nosso foco é garantir que os pacientes cardiológicos recebam um diagnóstico rápido, dentro dos 60 dias previstos, assegurando mais resultados e dignidade no acesso ao serviço de saúde em Itaboraí”, disse a subsecretária.
A OCI de Cardiologia do SUS abrange uma linha de cuidado completa voltada à prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças. Entre as ações estão a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos, acompanhamento de pacientes com hipertensão e outras doenças cardíacas, além da integração com a Atenção Primária à Saúde para garantir continuidade e resultados no cuidado à população. O objetivo é promover o acesso rápido ao atendimento, reduzindo complicações, além de melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.