Homem é preso por fingir ser dono de construtora para roubar maquinas pesadas.Foto/ Divulgação

Itaguaí- Policiais da 50ª DP, sob a coordenação do Delegado Titular, Marcos Santana, desencadearam a 'Operação Backhoe' que visa o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais ligados à quadrilha nas cidades de Angra dos Reis e Volta Redonda, além do cumprimento do mandado de prisão preventiva de Fradmilson Paulo da Silva, de 43 anos, com o bloqueio judicial de suas contas bancárias. Os cinco mandados correspondem a busca e apreensão, bloqueio judicial de contas bancárias e prisão preventiva pelos crimes de estelionato, associação criminosa e coação no curso do processo.

O homem e os demais integrantes da quadrilha engendraram um minucioso esquema fraudulento em que ele simulava representar suposta empresa de construção civil, a qual iniciaria a terraplanagem para construção de um loteamento às margens da Rodovia Rio-Santos (BR-101) em Itaguaí, com o intuito de ludibriar empresas que prestam serviço de locação de maquinários pesados. Para tanto, criaram um verdadeiro teatro num terreno baldio onde contrataram funcionários para receber o maquinário e reboques para translado dos equipamentos, sendo certo que esses funcionários e reboquistas contratados informalmente não tinham conhecimento de que participavam de um golpe.

A empresa dos golpistas estava em nome de uma pessoa falecida no ano de 2021, sendo montado uma CNH falsa com seus dados e fotografia de terceiro. Uma das vítimas (proprietário de empresa de locação) compareceu ao local da obra para verificar se não se tratava de um golpe sendo ludibriado pelo teatro montado. Fradmilson era o responsável por locar as máquinas, sendo o elo entre as empresas de locação, os reboquistas e os funcionários que recebiam os equipamentos. Logo após receberem as referidas máquinas, a quadrilha as retirava do local e repassavam a receptadores.

Apenas nessa ¨suposta obra¨, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, Fradmilson locou, de duas empresas, um caminhão basculante, uma escavadeira hidráulica Hyundai, modelo R220LC-9, uma retroescavadeira JCB, modelo 3CX e uma retroescavadeira da marca New Holland, bens avaliados em mais de um milhão de reais.

Após uma das vítimas requerer e devolução de sua máquina, o criminoso passou a se utilizar de graves ameaças, expressas e veladas, enviando a ele fotografias com imagens de um fuzil, além de diversas mensagens de texto, tais como: “Vai querer guerra?” e “Realmente eu não faço nada não; mas tem uns caras aí que me acompanham que são o aço”; tendo ainda enviado mensagens à mãe da vítima, afirmando: “Aí fala pro teu filho retirar a denúncia da delegacia e parar de fazer postagem; Que vamos atrás de todo mundo”.

Fradmilson foi preso na Estrada Teixeiras, Jardim Laiá, em Itaguaí e não ofereceu resistência. Quanto aos fatos que lhe são imputados, recorreu ao direito constitucional de permanecer calado.


Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.