Projeto de alfabetização visa melhorar a qualidade da educação pública em Itaguaí.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Itaguaí)

Itaguaí- A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), lançou um projeto de alfabetização visando melhorar a qualidade da educação pública na cidade e reduzir a defasagem de idade-série. Inicialmente, mais de 14.000 alunos, do 1° ao 9º ano, participarão dessa iniciativa.
O Projeto Alfabetiza conta com duas vertentes principais: "Nos trilhos da Alfabetização" e "Se liga, jovem!". O programa "Nos trilhos da Alfabetização" será destinado aos alunos do 1° ao 5° ano e terá ações integradas ao horário escolar. Para isso, será firmada uma parceria com o Instituto CEDAC, que oferecerá formação continuada para professores, articuladores e gestores, além de incentivar boas práticas em sala de aula.
Já o programa "Se liga, jovem!" focará nos estudantes do 6º ao 9º ano que apresentam dificuldades na alfabetização. Serão realizadas atividades complementares no contraturno escolar no Centro Educacional de Itaguaí.
“Nesta inauguração oferecemos ao nossos alunos a oportunidade que eles tem. Esse é um projeto inovador que dá aos alunos a possibilidade de retomar a apropriação da leitura e da escrita, que muitas vezes não atingiu as competências e habilidades esperadas . Neste momento, a Prefeitura diz para ele: estamos aqui e juntos superaremos essa dificuldade." explica a secretária de Educação e Cultura, Nilce Ramos.
Essas iniciativas são fundamentais para transformar a realidade educacional da cidade. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) reafirma seu compromisso com uma educação viva e presente, sempre buscando o direito de aprendizagem dos alunos.