O acusado foi preso, sendo autuado no ART. 56 da lei 9605/90.Foto/ Divulgação (PROEIS)

Itaguaí- Na manhã deste sábado (22), homem foi preso após agentes da Polícia Militar do PROEIS realizar a revista e encontrar linha chilena no interior de seu automóvel, no bairro Ibirapitanga, em Itaguaí.
A linha chilena é produzida com pó de quartzo e óxido de alumínio, é utilizada por pessoas que soltam pipa. O artefato oferece risco à população e faz diversas vítimas todos os anos, mais cortante que o ceról.
Guarnição quando de serviço no PROEIS ITAGUAI, cumprindo determinação da coordenação intensificou abordagens a veículos e motos que acessam a cidade a fim de coibir práticas delituosas, assim foi observado pelos agentes um veículo do modelo Jac 3, da cor preta com diversas sacolas em seu interior. Após revista foi encontrado três unidades de rolos contendo linha chilena, 12 unidades, rolos pequenos contendo linha comum, duas embalagens contendo diversas pipas. O acusado, 50 anos, informou ter um pequeno comércio em sua residência.
Após abordagem, todo material foi encaminhado a 50 DP e posterior a 52 DP, onde o acusado permaneceu preso, sendo autuado no ART. 56 da lei 9605/90.
O crime do Art. 56 da Lei de Crimes Ambientais, diz que “produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas”. A pena é reclusão, reclusão, de um a quatro anos e multa.