3ª Edição do projeto Poéticas na Escola - Slam.Foto: Marlon Soares
A cidade de Itaguaí recebe nesta quarta-feira (16), na Praça Céu a 3ª edição do Poéticas na Escola – Slam, projeto que leva literatura, poesia falada e oficinas criativas para estudantes da rede pública. A iniciativa é realizada pela Alkebulan Arte e Cultura e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) e do edital Integra Rio.
Pela primeira vez, o projeto se estende para escolas fora da capital, alcançando também cidades da Região Metropolitana, como Itaguaí, e pretende impactar diretamente mais de 2.500 alunos com atividades culturais voltadas para a valorização da palavra falada, da criatividade e da potência periférica.
"Ao longo das edições, temos reafirmado nosso compromisso com a arte, a educação e o fortalecimento das periferias. Expandir o projeto para novos territórios nos permite alcançar ainda mais estudantes, oferecendo experiências transformadoras por meio da cultura. Acreditamos que cada escola impactada é um passo a mais na construção de um futuro onde a arte seja acessível a todos", explica Fellipe Calarco, coordenador do projeto.
A programação inclui oficinas de escrita criativa e poesia performática, além de apresentações de slam – um estilo de poesia falada com forte carga emocional e social – conduzidas por poetas convidados e artistas com experiência nas ruas, escolas e espaços culturais das periferias.
O Secretário Municipal de Cultura, Willian Cezar, celebrou a iniciativa:
“Receber o Poéticas na Escola em Itaguaí é motivo de grande orgulho. Estamos comprometidos em ampliar as ações culturais em nossa cidade e projetos como este têm papel essencial na formação dos nossos jovens. Itaguaí é uma cidade que respira a arte e como professor posso dizer que quando a poesia entra na escola, ela transforma o olhar, estimula o pensamento crítico e fortalece a identidade dos nossos estudantes. É magnifico ter um projeto como este aqui”, afirma o Secretário de Cultura de Itaguaí.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.