Prefeito em live fala sobre melhorias em Itaguaí.Foto: Reprodução (Redes Sociais)
O prefeito informou que a atual gestão tem se dedicado a atualizar alguns compromissos administrativos que estavam defasados, como é o caso do contrato de limpeza urbana. Segundo o chefe do Executivo, os problemas relacionados à coleta de lixo no município foram praticamente solucionados. Haroldo reconheceu que o serviço de limpeza urbana precisava de melhorias e anunciou que, em breve, será realizada uma nova licitação com o objetivo de ampliar o número de trabalhadores na área: “Já está em andamento uma licitação para aumentar o efetivo da limpeza urbana, com foco na retirada de mato da calçada e na melhoria geral do serviço. Vamos ter mais gente trabalhando, se Deus quiser”, afirmou o prefeito.
Itaguaí vai finalizar o contrato de aquisição de medicamentos. Haroldo disse que ainda durante esta semana o governo terminará as providências para que tenha fim a insuficiência de remédios para a população, um problema que ainda aflige muitas famílias. “Vamos abastecer toda a farmácia, hospital e retomar as entregas volantes. Vamos ter um cronograma para não faltar mais medicamento”, garantiu ele. O problema de desabastecimento de medicamentos era uma questão contratual que, segundo ele, será resolvida nesta semana. Ele disse ainda que vai novamente a Brasília porque conseguiu R$ 10 milhões para comprar mais medicamentos de uma só vez. Assim, segundo ele, será possível “(...) criar um estoque e ter uma logística boa de entrega para não faltar mais”.
O governo vai começar a entrega dos uniformes escolares da rede municipal de ensino nesta semana e na próxima, e vai voltar a entregá-los sempre no primeiro semestre de cada ano. Em 2026, a entrega será em fevereiro, antes do início do semestre letivo, garantiu Haroldo.
Em relação ao Centro de Parto Normal (CPN), a notícia é que vai se consolidar uma etapa importante: a licitação está marcada para junho próximo. O prefeito avisou também que o projeto do viaduto sobre a linha férrea em Chaperó está em fase final de projeto. “Não vejo a hora de chegar ao prazo de contemplação do novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Tenho certeza que a gente vai bater recordes milionários de investimento no município de Itaguaí, tem muita coisa por acontecer”, afirmou Haroldo.
Novas unidades municipais de saúde estão na mira do governo para beneficiar a população. De acordo com Haroldo, nas próximas semanas será possível anunciar datas para três importantes centros cujas especialidades têm muita demanda na cidade: o Hospital do Olho; o Centro de Hemodiálise e a Clínica de Imagem. Esses centros são muito importantes para os pacientes da cidade que precisam se deslocar para outros municípios para ter atendimento especializado. Segundo Haroldo, o governo está empenhado em manter exames e tratamentos desses tipos dentro do município.
O prefeito contou que o município foi contemplado no Novo PAC com uma escola em tempo integral orçada em R$ 13 milhões, com verba federal. Segundo informou, a licitação acontecerá em breve. Haroldo também destacou que, além da creche que já estava contemplada no programa federal, o município conseguiu, mas uma, com previsão de custeio de 4 milhões de reais, e que essas conquistas irão diminuir a demanda por vagas em creche, fazendo com que o município atenda com folga toda a demanda: ”São mais ou menos mil crianças que ainda estão fora da creche. Com essas duas unidades, o número cai para 400. Com mais obras, teremos mais duas ou três creches. Então, a oferta será maior do que a demanda”, informou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.