Italva recebe autoridades estaduais, para discussão de pauta por uma cidade melhor e inclusiva Foto Divulgação

Italva - Os italvenses podem ajudar a construir uma política para o desenvolvimento do município. Esta é a proposta do governo de Italva, na região noroeste do estado do Rio de Janeiro, com foco na 1ª Conferência Municipal das Cidades, que acontece nesta quarta-feira (30) na Câmara de Vereadores.
A organização é da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, previsto para acontecer das 9h às 17h. A Câmara está localizada na Rua Coronel Luis Salles, no Centro da cidade. Será a primeira conferência a ser realizada no município, aberta à população.
Várias autoridades estão confirmadas. Além de prefeito, vice, vereadores, secretários e outras municipais, estão confirmadas a secretária executiva do Conselho Estadual das Cidades, Marcelly Desirée, e a assessora técnica da Superintendência de Impacto Social da secretaria, Diana Marques.
Durante o evento, serão eleitos os delegados que irão para conferências estadual e federal. O prefeito Leonardo Orato Rangel (Leo Pelanca), que também é presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), diz que a temática da conferência segue a mesma do Ministério das Cidades.
PAUTA DO EVENTO - A expectativa do prefeito é que a população participe: “Será fundamental, para que possamos elaborar propostas para continuar a construção de uma cidade ainda melhor e inclusiva”. A secretaria de Assistência, Ângela Alves, reforça: “O objetivo é a necessidade de debater políticas públicas, gestão, estratégias e de suprir anseios da sociedade”.
A Conferência Nacional das Cidades será realizada em outubro, convocada pelo governo federal. Para que os municípios participem, o Ministério das Cidades impõe que sejam realizadas as etapas municipais e estaduais em todo o país, para que sugiram as diretrizes da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
A edição nacional será a sexta. O tema serve de base para a realização de diversos municípios, sendo Italva um deles, conforme adianta o prefeito Léo Pelanca. Trata-se de “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.