A fiscalização envolve coordenação da Guarda Ambiental, guardas civis e Inea Limpa Rio Comunidade Foto Divulgação

Italva – Proteger o meio ambiente é uma das propostas do governo de Italva, ao noroeste do estado do Rio de Janeiro, com atenção na qualidade de vida da população. A iniciativa é reforçada pelo Programa de Fiscalização e Monitoramento nas Unidades de Conservação Municipais., em vigor desde o dia 21 de outubro.
“É mais um importante passo do governo de rumo à sustentabilidade ambiental na cidade de Italva”, ressalta o coordenador da Guarda Ambiental, Fágner Reis, envolvido da operação, juntamente com os guardas civis, Israel Pimenta e Itacir Henrique.
Também participaram das visitas técnicas o servidor Diego Silveira, da Gestão Ambiental da Secretaria de Ambiente e Limpeza Pública, e a equipe do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) Limpa Rio Comunidade, através de Juliano Robaina, que colabora com a pesquisa e a defesa da biodiversidade.
Italva conta com 14 063 habitantes; é conhecida como ‘Cidade do Quibe’, por causa da participação de imigrantes sírio-libaneses na colonização, sofrendo influência principalmente culinária. A rodovia de acesso é a BR 356 e tem 296,174 quilômetros quadrados de extensão territorial.
Com clima tropical, Italva está a 345 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. Faz divisas com Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci ; Campos dos Goytacazes; Cardoso Moreira; Itaperuna; e São Fidélis. Entre os recursos minerais, se destacam mármore, calcita, dolomita e quartzo.