Delegado titular da 143ª DP. Itaperuna falou sobre os números positivos dos 100 primeiros dias de gestãoArquivo
De acordo com os dados, entre os meses de janeiro e abril de 2025, foram registradas 37 representações por prisão preventiva, um salto de 362% em comparação ao mesmo período de 2024, quando houve apenas 8 solicitações do tipo. Já as representações por buscas domiciliares também tiveram aumento significativo, passando de 17 no ano passado para 54 neste ano — um crescimento de 217%.
Além da intensificação nas investigações, os números positivos nas estatísticas de crimes graves chamam atenção. Em homicídios, de 20 para 9, o que representa uma redução de 55%, considerada uma das mais expressivas da região no período.
Outros dados relevantes revelam o vigor da repressão qualificada: 21 adolescentes infratores foram apreendidos, 8 veículos furtados ou roubados foram recuperados e houve mais de 250 apreensões de drogas diversas, em operações realizadas tanto em áreas urbanas quanto em zonas de difícil acesso.
As prisões realizadas também refletem o foco da nova gestão no enfrentamento de delitos que mais afetam a população. Foram presos:
5 ladrões
6 homicidas
9 estupradores,
27 agressores de mulheres,
Segundo o delegado Carlos Augusto Guimarães, os resultados são fruto de uma atuação integrada entre setores da 143ª DP, com apoio da Polícia Militar, Poder Judiciário e Ministério Público: “Temos investido em investigações técnicas e ações pontuais, voltadas ao desmonte de organizações criminosas, além de garantir respostas rápidas aos crimes mais graves”.
A população também tem colaborado por meio de denúncias anônimas, o que tem sido essencial para o sucesso de várias operações.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.