Matheus Coutinho, Viviane Lacerda, Delegado Carlos Augusto Guimarães, presidente Cláudia Tostes, e Arthur RodriguesFoto Gabriel Clalp

Itaperuna- A cidade vem registrando ocorrências relacionadas a um golpe aplicado por pessoas que se passam por advogados, prática que já atingiu outras do estado do Rio de Janeiro. A presidente da 11ª Subseção da OAB em Itaperuna, Cláudia Tostes, e o delegado titular da 143ª DP, Carlos Augusto Guimarães, reuniram-se nesta quinta-feira (15) para discutir medidas preventivas e de orientação à população.
A fraude ocorre quando criminosos acessam dados públicos de processos judiciais e entram em contato com as partes envolvidas, fingindo ser os responsáveis legais pelas ações. Usando termos jurídicos e, por vezes, nomes verdadeiros de profissionais registrados, os golpistas induzem as vítimas a acreditar que há valores a receber, desde que sejam pagos encargos ou taxas urgentes — quase sempre via PIX.
Cláudia Tostes chamou a atenção da classe jurídica para a necessidade de atenção redobrada. Ela orientou os profissionais a denunciarem imediatamente qualquer indício de uso indevido de suas identidades profissionais. As denúncias podem ser enviadas ao e-mail da Corregedoria da OAB-RJ corregedoria.denuncia@oabrj.org.br.
Carlos Augusto Guimarães, por sua vez, reforçou a necessidade de cautela por parte da população. “Qualquer solicitação de pagamento recebida por mensagem ou telefone deve ser vista com desconfiança. Antes de realizar transferências, o cidadão deve confirmar pessoalmente com seu advogado ou pelos canais oficiais”, alertou.
A OAB local recomenda ainda que as pessoas verifiquem a regularidade do profissional que as contata no site da OAB Nacional (AQUI) e evitem enviar documentos ou dados pessoais por aplicativos de mensagens sem ter certeza de quem está do outro lado da conversa.
NinoBellieny com info de Gabriel Clalp