Cerimônia de lançamento da Patrulha Rural em Italva-RJ e entrega de uma viatura semi-blindada Foto NinoBellieny

Noroeste-  Mesmo com o frio atípico de 16 °C na região, ao anoitecer desta sexta-feira (13), a cerimônia de lançamento da Patrulha Rural da Polícia Militar no município de Italva, reuniu moradores e autoridades em frente ao prédio da Prefeitura.

O Secretário de Estado de Polícia Militar e Comandante-Geral da PMERJ, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, conduziu a solenidade, entregou uma viatura semi-blindada zero quilômetro,  e falou sobre a criação da patrulha como forma de ampliar a presença policial no campo, em discurso que emocionou um dos agropecuaristas da plateia. Menezes falou ainda sobre a eficácia da Patrulha Maria da Penha e a criação de um programa semelhante para a proteção das crianças e dos adolescentes.
Os coronéis Fabiano de Souza e Marcelo Menezes, o primeiro,  comandante do 29º BPM, e o segundo, comandante geral da PM, e secretário de Estado da PMERJ - Foto NinoBellieny
Os coronéis Fabiano de Souza e Marcelo Menezes, o primeiro, comandante do 29º BPM, e o segundo, comandante geral da PM, e secretário de Estado da PMERJFoto NinoBellieny


Estiveram no palanque o coronel Fabiano de Souza, comandante do 29º BPM (Itaperuna); a tenente-coronel Carla Nogueira, comandante do 36º BPM (Pádua); o coronel Olavo Ramos, comandante do 32º BPM (Macaé); e o comandante do 6º CPA, coronel André Luiz.
 
O promotor público Marcelo Alvarenga, o ex-prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira (PSD), a vereadora de Itaperuna, Sargento Cristiane ( União), os deputados Luiz Lima (Partido Novo) e Dr. Deodalto Ferreira (PL) também participaram da cerimônia, com civis e militares recebidos pelo prefeito de Italva, Léo Pelanca Onorato (PL).

A Patrulha Rural é uma nova estratégia de segurança para o interior, focada no policiamento ostensivo e na aproximação com os produtores e moradores das regiões tradicionalmente mais vulneráveis pela distância dos centros urbanos e menor visibilidade operacional. A iniciativa deu certo em Itaperuna e em Cardoso Moreira, com parte do planejamento de ocupar todo o interior do estado do Rio.
NinoBellieny