Vereador Imberê Moreira Alves é condenado por improbidade administrativaDivulgação
Vereador Imberê Moreira Alves é condenado por improbidade administrativa
Segundo a decisão, ele perde o mandato e fica inelegível por três anos
A Justiça condenou o vereador de Itatiaia, Imberê Moreira Alves, por improbidade administrativa. A ação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) foi aberta em 2005 para investigar a contratação irregular de uma empresa não especializada em coleta de lixo hospitalar em 1998, quando Imberê era membro da Comissão de Licitações e secretário de Planejamento, Controle e Desenvolvimento Econômico da cidade.
Além de ser multado, o vereador fica proibido de contratar com o poder público e tem os direitos políticos suspensos por três anos. Como o processo está na fase de trânsito em julgado, ou seja, não permite mais recursos, ele também perde o cargo político. Na noite de quinta-feira (13), o MPRJ enviou um ofício notificando a Câmara Municipal para que todas as providências relativas ao processo sejam tomadas em até 48 horas.
Em nota, a Câmara Municipal disse que tem até 48 horas para notificar e cassar o mandato do vereador. O órgão informou ainda que, após ser notificado, Imberê se reunirá com os procuradores da casa legislativa. Posteriormente, quem vai assumir a cadeira dele será um suplente.
Imberê, de 70 anos, está em seu segundo mandato como vereador. Em 2021, ele chegou a ocupar o cargo de prefeito interinamente por cinco meses. O jornal O Dia procurou a defesa do parlamentar, mas ainda não teve um retorno.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.