Além de prejudicar o dia a dia dos moradores, a constante falta de água em Itatiaia já traz problemas para o serviço público. Na quinta-feira (21), os funcionários de uma creche não conseguiram dar banho nos alunos por conta do desabastecimento. O caso aconteceu na Creche Municipal Augusto Borges Rodrigues, em Penedo.
Uma moradora que possui uma filha, de três anos, na unidade informou que a direção da creche avisou que não seria possível dar banho nos estudantes por conta da falta de água. "Normalmente, minha filha fica das 7h às 17h, mas como estava sem água eu busquei mais cedo", disse a mulher, que não quis se identificar.
O problema também afetou outros bairros como o Centro, Jardim Paineiras, Nova Conquista, Vila Magnólia e Vila Esperança. Uma moradora da Avenida Eduardo Cotrim, no Campo Alegre, afirmou que no local havia dois pontos com vazamentos de água. Um outro morador afirmou: "Povo sofrendo por incompetência do gestor público. Uma vergonha", declarou.
A situação não é novidade. Em agosto, moradores do bairro Marechal Jardim realizaram um protesto contra a falta de água na localidade. Eles atearam fogo em madeiras na Avenida dos Ilhéus. Segundo a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. Após o trabalho de rescaldo, a via foi liberada pelos policiais.
A Secretaria de Educação de Itatiaia explicou que problemas no abastecimento de água na Creche Municipal Augusto Borges Rodrigues, em Penedo, alteraram a rotina de funcionamento do anexo da unidade. As alterações na rotina foram informadas aos responsáveis no grupo de whatsapp da unidade de ensino.
Destacou que as atividades nas unidades da rede municipal de ensino nesta sexta-feira (22) seguem normalmente, com a Prefeitura disponibilizando carros-pipa para o abastecimento dos estabelecimentos de ensino, em casos onde essa medida for necessária.
A Secretaria de Obras informou também que nesta sexta-feira (22/09) houve o rompimento em uma tubulação em um ponto próximo à captação da adutora da Vila Benfica, na Estrada do CRI, e que envia água para quase toda a cidade. Funcionários da Prefeitura já estão trabalhando no local para reparar o problema. "Quanto aos problemas de rompimento em pontos da tubulação, eles são decorrentes da falta de investimentos ao longo dos últimos 30 anos. Por conta disso, a rede de abastecimento está obsoleta e defasada, não atendendo às necessidades dos moradores de Itatiaia", diz nota.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.