Felipe Soares, de 29 anos, morador do bairro Eucaliptos, compartilhou sua trajetória marcada pelo preconceito e pela dificuldade inicial em aderir ao tratamentoBruno Portinary / PMJ
A cerimônia aconteceu no Centro Municipal de Especialidades de Japeri, onde são realizados os atendimentos do programa. Durante o evento, pacientes relataram como o benefício tem sido essencial para o custeio da alimentação, reforçando a importância do apoio para a adesão ao tratamento. E a assistente social Cláudia de Souza, destacou o impacto positivo da iniciativa: “Esse auxílio é fundamental porque estimula a permanência no programa, reduz o abandono do tratamento e garante os direitos dos pacientes, conforme prevê a lei”, afirmou.
Para Paulo César Silva de Moraes, de 57 anos, morador do bairro Jardim Delamare e em tratamento há três meses, o benefício chegou em um momento importante. “Já vou sair daqui e passar no mercado. Vou fazer uma surpresa para o meu neto de dois anos, que vive comigo. Por causa da doença, me afastei dele, do trabalho e dos amigos. Agora, estou sem tosse e apenas com um pouco de cansaço, me sinto pronto para voltar à sociedade, sem riscos”, relatou.
Outro beneficiado, Felipe Soares, de 29 anos, morador do bairro Eucaliptos, compartilhou sua trajetória marcada pelo preconceito e pela dificuldade inicial em aderir ao tratamento. “No começo fui rebelde. Iniciei o tratamento no ano passado, mas abandonei. A equipe foi até minha casa mais de uma vez e não desistiu de mim. Desde janeiro estou firme, e já consigo até jogar bola. Com esse cartão, posso ajudar nas despesas de casa e garantir uma alimentação mais reforçada”, disse Felipe, que precisou voltar a morar com a família durante o período de recuperação.
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Renata Lameira, apontou a importância da ação no contexto do cuidado contínuo. “A entrega dos cartões representa mais uma etapa importante no tratamento dos pacientes. O auxílio alimentar contribui para a recuperação, sem tirar deles a autonomia. Aqueles que não puderam comparecer hoje receberão o benefício ao longo da semana. O mais importante é que seguimos juntos, oferecendo um atendimento digno e humanizado”, afirmou.
Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Japeri
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), com base no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, atualmente acompanha:
38 pacientes com Tuberculose Sensível (resposta aos medicamentos de primeira linha);






Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.