A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)Divulgação
A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e teve como tema central a “construção, proteção social e resistência”, destacando o papel fundamental do Suas na garantia de direitos e na promoção da cidadania.
Durante a abertura, a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros destacou a importância da rede de proteção social no município. “Junto à saúde e à educação, a assistência social é um dos pilares do cuidado com as famílias e da garantia de direitos. Por isso, buscamos constantemente recursos e parcerias. Ver essa união em prol da política pública me enche de esperança, orgulho e vontade de fazer mais”, afirmou.
A palestra magna foi com a assistente social e conselheira nacional Gilcelene de Oliveira, com reflexões importantes sobre o início do Suas, seus pensadores e a liberdade que ele promove. As apresentações culturais ficaram por conta do coral das Poderosas dos CRAS Centro e Mucajá, que emocionaram o público com a canção “Coração de Estudante” no primeiro dia, e no segundo o grupo da APAE Japeri, interpretou “Bênçãos que não têm fim” e “Raridade”.
Para o secretário Walter Trajano, o encontro reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas inclusivas. “Aprendo todos os dias com os profissionais do Suas, que atuam com sensibilidade e compromisso na linha de frente. Esse contato com a realidade do território reforça a importância de fortalecermos a rede de proteção social”, disse.
Discussões e propostas
Além das falas institucionais e apresentações, a conferência foi marcada pela construção coletiva de propostas para o aprimoramento da política de assistência social na cidade. Ao todo, 23 propostas foram apresentadas, das quais 21 foram aprovadas nos cinco eixos temáticos orientados pelo II Plano Decenal do Suas:
Eixo 1: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social; Eixo 4: Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS; e Eixo 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.