Após a celebração, os fiéis puderam aproveitar as barraquinhas tradicionais, apresentações culturais e um ambiente totalmente voltado para as famíliasDivulgação
Festa da Padroeira de Japeri começa com fé, tradição e participação da comunidade
Após a celebração, os fiéis puderam aproveitar as barraquinhas tradicionais, apresentações culturais e um ambiente totalmente voltado para as famílias
Japeri - A tradicional Festa da Padroeira de Japeri, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, começou no último fim de semana reunindo fé, reencontros e muita animação na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O primeiro dia da programação foi aberto com uma missa presidida pelo padre André Lucas, marcando oficialmente o início das celebrações.
Após a celebração, os fiéis puderam aproveitar as barraquinhas tradicionais, apresentações culturais e um ambiente totalmente voltado para as famílias, com presença de crianças, moradores antigos, visitantes e voluntários.
Entre as barraquinhas, a movimentação era intensa. Denise Canário, 58 anos, moradora da Chacrinha, comemorava duplamente.
“É um presente estar aqui, já que faço aniversário no dia 7 de dezembro. Este é o quarto ano seguido que participo vendendo meus doces. Faço parte da Igreja há cerca de 40 anos, acompanho desde quando era pequena e fui vendo tudo crescer", frisou.
Outra atração foi a barraca da Economia Solidária, repleta de utensílios e artigos religiosos. Gilza Rosa, que participa da comemoração pelo quarto ano consecutivo, contou que a iniciativa fortalece o trabalho de artesãos da cidade e incentiva a espiritualidade por meio da arte. "Participar dessa festa é muito especial. A gente não vende só artesanato; a gente compartilha devoção, carinho e o que aprendemos dentro da comunidade. É gratificante ver as pessoas levando algo que fizemos com fé", declarou.
Entre os visitantes estava Cenilda Ramos de Freitas, 64 anos, funcionária pública aposentada, nascida e criada na região de Nova Belém. Ela aproveitava um cuscuz enquanto recordava décadas de participação
“Desde que me entendo por gente participo. Na próxima festa, a prefeitura poderia chamar a banda Raça Negra , gosto muito! Aqui é um ambiente familiar, está tudo muito bom", afirmou.
A Secretária Municipal de Cultura, Danielle Beliago destacou a parceria e o empenho da comunidade. “Agradecemos a toda a comunidade, ao padre André, que confiou no nosso trabalho, e a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros pelo apoio. Agradecemos também à Paróquia. Nossa secretaria está à disposição para acolher e dar visibilidade aos novos artistas da cidade", concluiu.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.