Empresária Isabel Tuñas afirma que é importante desmistificar a ideia de que existem pessoas perfeitas, e que a gestão do tempo se torna valiosa para alinhar atenção no lar e nos negóciosArquivo Pessoal

Macaé - A mulher exerce o compromisso de diversas personas (mãe, esposa e profissional) na carreira. Lidar com essa multiplicidade de papéis e alcançar o sucesso no mercado de trabalho é o maior desafio da atualidade feminina, principalmente para aquelas que ocupam cargos de liderança ou são donas do próprio negócio. "É importante desmistificar a ideia que existem pessoas perfeitas, que conseguem conciliar tudo com harmonia", quem afirma é Isabel Tuñas, mãe de duas meninas, esposa e empresária da rede de franquias Facilitoy. Isabel diz que, apesar de não ser fácil, é possível exercer as diversas jornadas, sem negligenciar o vínculo afetivo com as filhas e o marido. Desde que adotadas as estratégias certas de produtividade e com apoio mútuo dentro de casa. Confira a entrevista exclusiva:


Como administrar seu lado empresária, esposa e mãe?
Isabel: A gestão do tempo se torna valiosa, funciono com prioridades. Enquanto estou com minha família, com minhas filhas em casa, a minha prioridade é ouví-las e brincar com elas. Quando estou sozinha com meu marido, buscamos momentos como casal (além de pai e mãe), mais românticos, como namorados. Para o meu trabalho, estudo sobre produtividade. Busco ser mais produtiva, no menor tempo possível. Dessa forma, consigo disponibilizar tempo para outras atividades que envolvam cuidado com minha saúde física e mental, minha casa e minha família.

Tiveram aqueles momentos mais difíceis em que precisou abrir mão de tempo com a família para estar trabalhando?
Isabel: Sim, vários, no último sábado por exemplo, estava em Búzios com minhas filhas e marido e tive que ir embora da praia, pegar um carro para o Rio de Janeiro, de lá pegar um avião e ir para uma Feira em São Paulo. Fiquei triste, pois o que queria mesmo era continuar aproveitando o lazer com eles. Mas, com maturidade, consigo entender que para conquistar nossos objetivos é necessário ter prioridades diferentes e naquele momento, foi participar da Feira, que possibilitou novos negócios para minhas empresas.

Qual o papel do seu marido e pai das suas filhas em apoiar sua jornada empresarial?
Isabel: O apoio do meu marido é fundamental para que eu consiga prosseguir nos negócios. Vem de duas formas: tanto junto das minhas filhas, ficando com elas enquanto estou longe de casa; como também, no apoio psicológico. Ele é sempre um grande incentivador das minhas ideias, é quem me apoia, que acredita nos meus sonhos, que compartilha deles comigo. Isso me dá muita confiança para continuar.
Isabel afirma que a divisão de cuidados com as filhas entre ela e o marido, acontece de forma natural, se alinhando de acordo com a agenda de cada um - Arquivo Pessoal
Isabel afirma que a divisão de cuidados com as filhas entre ela e o marido, acontece de forma natural, se alinhando de acordo com a agenda de cada umArquivo Pessoal



Como vocês dividem as tarefas de cuidado com as pequenas?
Isabel: Essa divisão acaba acontecendo de forma natural, vai se alinhando de acordo com a agenda de cada um. A gente disponibiliza mais ou menos tempo com as nossas filhas e isso acontece de forma leve. Entendendo e nos posicionando como pais atuantes no cuidado diário com as crianças.

Como casal, quais hábitos vocês adotam para ter um momento a sós?
Isabel: Programamos nossa agenda para, pelo menos uma vez na semana, jantar ou almoçar só nós dois. Deixamos alinhado com nossa equipe para nos ajudar. Também programamos, pelo menos, uma viagem a dois, por ano. É uma super dica para quebrar a rotina e manter a química no relacionamento acesa.
Isabel e seu esposo Luiz Eduardo Martínez viajam, pelo menos, uma vez no ano a sós, para dar uma folga da rotina de trabalhos e curtir como casal - Arquivo Pessoal
Isabel e seu esposo Luiz Eduardo Martínez viajam, pelo menos, uma vez no ano a sós, para dar uma folga da rotina de trabalhos e curtir como casalArquivo Pessoal



Quais dicas de produtividade/administração do tempo você pode compartilhar com outras mulheres, que se sentem sobrecarregadas ou até mesmo em falta com sua família, nesse momento da jornada empreendedora?
Isabel: A chave do sucesso é o planejamento, colocar lembretes. É incrível que, quando você inicia o dia sabendo exatamente o que é prioridade, o que é mais urgente, mais necessário de ser feito, você consegue render muito mais. Então, hoje me organizo para conseguir planejar o máximo possível todas as atividades. Tenho agenda no celular, onde incluo as atividades mais importantes a serem executadas. Além de aumentar minha produtividade, também me traz mais tranquilidade, pois a partir do momento em que tiro as ideias da minha mente e coloco-as no papel, desocupo um espaço na minha mente, que estaria sendo ocupado para poder me lembrar de fazê-las e canalizo minha energia na execução de uma por vez, no seu fluxo natural.