Mundo Invisível é um projeto que leva estudantes do ensinos fundamental e médio a ter contato com o mundo microbiológicoDivulgação

Macaé - Um universo desconhecido foi descortinado para 12 auxiliares de serviços gerais que atendem à Cidade Universitária de Macaé. Alunos do curso de biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro participantes do projeto de extensão “Mundo Invisível” trocaram experiências de saberes microbiológicos com 12 funcionários da empresa terceirizada responsável pela limpeza da Cidade Universitária. A ação aconteceu nesta terça, dia 28.

Durante a ação, os estudantes junto com o professor Pedro Hollanda, que coordena o projeto, iam sugerindo materiais a serem observados pelos microscópios do laboratório da UFRJ.

“A ação tem o objetivo de ampliar conhecimentos e saberes destes funcionários com o contato do mundo microbiológico de insumos que eles utilizam no dia a dia. Ao enxergar pelas lentes o que não veem a olho nu”, contou a aluna Júlia Fernanda.
O projeto Mundo Invisível trata de forma lúdica e prática temas sobre saúde e higiene, alimentação e a importância de micro-organismos na vida humana - Divulgação
O projeto Mundo Invisível trata de forma lúdica e prática temas sobre saúde e higiene, alimentação e a importância de micro-organismos na vida humanaDivulgação


Os participantes descobriram um universo de fungos, bactérias e células até então desconhecidos. Água de ralo, resíduos de pia, terra, entre outros materiais foram observados por meio de microscópios no laboratório da UFRJ.

“Nunca tinha visto estes materiais de tão perto. Existe vida neles, né? A gente lida com eles todos os dias e não tem noção de quanta coisa existe por lá”, contou Edna do Amor Divino, auxiliar de serviços gerais.

Durante a ação, o professor Pedro Hollanda, coordenador da extensão foi apresentando o funcionamento dos equipamentos microscópios do laboratório, suas lentes, lâmina e lâmpadas.

“Quanto mais interessante for as amostras mais vontade os participantes têm em continuar a conhecer este universo. Nosso projeto vem desenvolvendo esta ação com estudantes a partir do contexto social que eles vivem e, agora, com os profissionais de limpeza. É a possibilidade de construir possibilidades para o ensino da microbiologia por meio da vivência deste grupo de profissionais. Assim, abordamos temas importantes como meio ambiente, higiene, tecidos do corpo, biologia celular, entre outros. É a universidade rompendo as barreiras e fazendo que mais pessoas tenham acesso aos saberes científicos”, contou Pedro Hollanda.

MUNDO INVISÍVEL – Mundo Invisível é um projeto que leva estudantes do ensinos fundamental e médio a ter contato com o mundo microbiológico, vendo esses microorganismos em atividades praticas conduzidas em laboratório, invisíveis aos olhos. O projeto trata de forma lúdica e prática temas sobre saúde e higiene, alimentação e a importância de micro-organismos na vida humana. As atividades incluem o contato com lupas e microscópios em um ambiente laboratorial, em uma ambientação científica que desperta grande curiosidade dos professores e alunos participantes.