"Mulheres podem ser livres economicamente, sem precisar abrir mão de estarem próximas da família", afirma a empresária Isabel TuñasDivulgação/Arquivo Pessoal
1 - Não romantize o empreendedorismo materno: Empreender exige tempo e muita disposição. Embora exista mais flexibilidade de horário, quando se é empreendedora, é inegável que o número de horas trabalhadas se torna maior, sobretudo no início do negócio.
2 - Encontre um negócio que converse com seus valores e momento de vida: Descubra mais sobre o que te inspira e te faz feliz, empreender se torna muito mais fácil quando trabalhamos com algo que nos dá prazer e que faz a diferença na vida do cliente. Se você não sabe por onde começar, tente pensar em problemas que você ou outras pessoas enfrentam e tente encontrar soluções, e busque inspirações em negócios de sucesso.
3 - Faça um planejamento do seu negócio: Estruturar um plano de negócios é essencial para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande. Ele ajuda a definir seus objetivos, identificar seu mercado-alvo, concorrentes e estabelecer um orçamento. Isso não apenas garante que você tenha uma visão clara de como será seu negócio, mas também ajuda a comunicar sua ideia para potenciais investidores e clientes.
4 - Crie uma rede de apoio: Iniciar um negócio pode ser solitário e estressante para a mãe, especialmente se você for a única responsável. É importante ter uma rede de suporte de pessoas que a apoiam em seu empreendimento e ajudem a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais. Isso pode incluir amigos, familiares, outros empreendedores e grupos de apoio.
5 - Busque ajuda: Procure mentores e consultores que possam te auxiliar a escalar sua empresa, e torná-la mais lucrativa. Uma opção interessante para mães empreendedoras que desejam ter um negócio próprio, mas que não querem começar do zero, é adquirir uma franquia. Além das franquias serem negócios já validados, elas oferecem suporte ao franqueado, uma estratégia de branding estabelecida, reduz os riscos do negócio e aumenta as chances de sucesso do empreendimento.
Os números do empreendedorismo materno no país mostram que as mulheres têm enfrentado desafios para empreender, mas ainda assim têm conquistado espaço e gerado impacto na economia. De acordo com a pesquisa "Empreendedorismo Feminino no Brasil", realizada pela Rede Mulher Empreendedora em parceria com a consultoria IDados em 2021, 33% das mulheres empreendedoras no Brasil são mães. Isso significa que, de um total de cerca de 25 milhões de empreendedores no país, mais de 8 milhões são mães.
No entanto, a pesquisa também revelou que as mulheres enfrentam desafios adicionais para empreender. Entre as principais barreiras estão a falta de acesso a crédito e financiamento, pois apenas 18% das empreendedoras conseguiram crédito para seus negócios.
Além disso, a pesquisa mostrou que as mulheres empreendedoras têm negócios menores e menos rentáveis do que os homens empreendedores. Enquanto a média de faturamento mensal dos negócios geridos por mulheres é de R$ 3.677, o faturamento dos negócios geridos por homens é de R$ 5.497.
Para a especialista, esses números são desafiadores para as mulheres porque refletem uma desigualdade estrutural na sociedade e no mercado de trabalho, mas são também um enorme incentivo para que ela continue escalando seu negócio e levando a franquia Facilitoy para o máximo de cidades no país.
“Queremos a partir da nossa franquia oferecer para centenas de mães o acesso a um modelo de negócio lucrativo e validado, mas que respeite as necessidades das mulheres, sobretudo nos primeiros anos de vida dos seus filhos", ressalta Isabel.
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