Parceria entre a prefeitura e o governo estadual fortalece o compromisso com o agronegócio Divulgação
Governo e Estado firmam parceria para ampliar potencial do agronegócio
Região possui condições favoráveis para a agricultura e pecuária
Macaé - Nesta terça-feira (27), a prefeitura de Macaé e o governo do Estado se reuniram para discutir a definição de políticas públicas voltadas para o agronegócio local. O objetivo é fomentar, modernizar e ampliar as etapas de produção, colheita e distribuição dos itens gerados por essa importante atividade econômica. Essa iniciativa destaca o potencial de Macaé em se manter como a cidade líder na produção de grãos e de gado confinado no estado do Rio de Janeiro. A região possui condições favoráveis para a agricultura e pecuária, como solo fértil, clima propício e disponibilidade de áreas para expansão.
A definição de políticas públicas específicas para o setor agropecuário é essencial para impulsionar o desenvolvimento rural, aumentar a produtividade e promover a competitividade dos produtores locais. Além disso, busca-se garantir a qualidade dos produtos, a segurança alimentar e a sustentabilidade das atividades no longo prazo. Essa parceria entre a prefeitura e o governo estadual fortalece o compromisso com o agronegócio e evidencia a importância estratégica desse setor para a economia local, gerando empregos, renda e contribuindo para o crescimento sustentável da cidade de Macaé.
Propostas como benefícios fiscais que facilitem o escoamento de grãos como soja, milho, arroz e feijão no território fluminense, além da implementação de projetos que garantam eficiência nos processos de beneficiamento, estocagem, ensacamento e transporte através da construção do silo municipal e do polo regional de comercialização dos itens da agricultura familiar, foram analisadas pelo prefeito Welberth Rezende ao receber o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Dr. Flávio Campos Ferreira, junto ao subsecretário, Felipe Brasil.
No encontro, o prefeito destacou os dados positivos já conquistados por Macaé através do segmento do petróleo, gás e energia, como os 27 mil novos postos de trabalho gerados desde 2021, um resultado que permite o governo planejar incentivos e fomentos a outros segmentos econômicos, como o agronegócio, referência para o desenvolvimento do projeto de instalação das fábricas de fertilizantes na cidade.
"Somos conhecidos como Capital da Energia, batendo recorde em geração de empregos, fruto desta nova realidade do mercado do óleo e do gás. E identificamos, através do diálogo com os produtores rurais da cidade, o potencial da nossa agricultura e da pecuária, setores que colocam a nossa cidade em destaque no Estado. Este novo olhar permite ao município buscar investimentos para a agroindústria, e por isso precisamos do apoio do governo estadual para criar novas legislações e benefícios que possam ampliar o nosso potencial", afirmou Welberth que destacou ainda o potencial da cidade em elevar a produção pesqueira artesanal e da piscicultura.
Dr. Flávio destacou a proposta de Macaé se tornar um polo de incentivos fiscais e apoio à produção rural. Ele ressaltou a importância de colaborar com municípios como Macaé, que têm potencial para desenvolver o agronegócio. O objetivo é ampliar a produção de soja no Estado, um segmento que traz riqueza e investimentos. O secretário enfatizou que é ao caminhar pelo interior que se percebe a força do Rio de Janeiro de perto.
Welberth convidou a equipe da Secretaria Estadual de Agricultura para participar da Exposição Agropecuária de Macaé, em julho. Estiveram presentes os secretários de Agroeconomia, Pesca, Governo e Casa Civil. A parceria entre Macaé e o Estado foi destacada pelos presidentes da Pesagro-Rio, Emater-Rio e Fiperj. Após o encontro, seguiram para reunião com a associação de produtores rurais na Fazenda Saudade, importante área de produção na cidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.