Índices dos últimos dois anos servem de base para monitoramento e fiscalizaçãoDivulgação
Novo sistema de monitoramento do trânsito busca reduzir índices de acidentes em Macaé
Tecnologia de ponta será implementada em vias com maior fluxo de veículos
Macaé - Os altos índices de acidentes de trânsito e, principalmente, acidentes com óbitos nos últimos dois anos estão impulsionando a Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé a adotar medidas mais eficazes para garantir a segurança dos condutores e pedestres. Em 2022, a cidade registrou um total de 1.258 acidentes, com 28 óbitos, dos quais oito ocorreram apenas no primeiro trimestre na Linha Azul.
Com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes nas vias com maior fluxo de veículos, um novo sistema de monitoramento de trânsito, utilizando tecnologia de ponta, está em fase de implantação na cidade.
O 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) registrou, somente no primeiro semestre deste ano, 40 acidentes na Linha Azul, envolvendo atropelamentos, capotagens, colisões e quedas de motocicletas. Desse total, 67% dos acidentes envolveram motocicletas, somando 517 ocorrências no município.
Nesta primeira etapa, o novo sistema de monitoramento irá reativar pontos que estavam inativos há aproximadamente 10 anos, ao longo de vias importantes como as Linhas Verde e Azul, principais eixos viários de Macaé.
O Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, destaca que essas medidas visam coibir as altas taxas de acidentes e irregularidades no trânsito da cidade. Ele afirma que a intenção é reduzir os índices de acidentes de trânsito que têm impactado negativamente muitas famílias.
A implementação do novo sistema de monitoramento, aliada a outras ações e tecnologias, representa um passo importante para promover a segurança viária em Macaé e preservar vidas, tornando o trânsito mais seguro para todos os cidadãos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.