Integrantes do primeiro escalão da prefeitura se reuniram nesta segunda-feira (28)Foto: Jaqueline Carvalho

Macaé - A elaboração de projetos e programas voltados para o bem-estar da população, que possam promover soluções cruciais para a expansão do município, é uma prioridade inabalável para o governo municipal de Macaé. Com o novo ciclo econômico impulsionado pelo mercado de óleo, gás e energia, a administração municipal busca viabilizar recursos disponíveis no orçamento federal para direcionar a transformação e o crescimento da cidade.
Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (28), o prefeito Welberth Rezende delineou a importância da aplicação eficaz de repasses e verbas provenientes de Secretarias e Ministérios do governo federal, com enfoque em áreas essenciais como Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Essas ações, compartilhadas entre a prefeitura, o Estado e a União, visam fortalecer a assistência à população.
"Buscar esses recursos e executar programas que contam com o financiamento da União é uma necessidade imperativa. Embora tenhamos avançado notavelmente na execução de projetos que enriquecem a qualidade de vida da nossa população, é crucial não abrir mão dos recursos destinados pelo Estado e União, que são vitais para garantir assistência abrangente aos cidadãos de Macaé", enfatizou o prefeito.
O governo municipal está comprometido em desenvolver novos programas, como a implementação da moeda social para a parcela da população em situação de vulnerabilidade social, bem como cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) delineados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A captação de recursos junto ao governo federal é o meio pelo qual a administração planeja realizar essas prioridades.
O encontro contou com a presença de representantes de várias Secretarias, incluindo Ordem Pública, Agroeconomia, Infraestrutura e Obras, Mobilidade Urbana, Cultura, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. Essas equipes receberão apoio dos departamentos de Fazenda, Planejamento e Governo, além da Controladoria Geral do Município e a Procuradoria da Chefia de Gabinete. Juntos, eles estão empenhados em mapear recursos disponíveis nos orçamentos dos governos estadual e federal para impulsionar o desenvolvimento sustentável de Macaé.