A vacina antirrábica é de dose anual, e animais imunizados na campanha municipal realizada de abril a maio deste ano não precisam de reforçoFoto: Divulgação
Macaé se junta à campanha nacional de vacinação antirrábica
Secretaria de Saúde vai disponibilizar tendas para vacinação em diversos bairros
Macaé - A cidade de Macaé está se preparando para o Dia D Nacional de Vacinação Antirrábica Animal, uma campanha anual do Ministério da Saúde, que acontecerá em 23 de setembro. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), disponibilizará dez tendas para vacinação em diversos bairros e na Região Serrana de Macaé, das 9h às 16h.
A vacina antirrábica é de dose anual, e animais imunizados na campanha municipal realizada de abril a maio deste ano não precisam de reforço. Ela está disponível o ano todo na UBS Animal, localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-108), bairro São José do Barreto, e na Região Serrana de Macaé. Além disso, a Cevas conta com 120 agentes nas ruas, que realizam ações como a Cevas Itinerante, levando a vacina antirrábica e outros serviços aos bairros da cidade.
Cães e gatos a partir de seis meses de idade podem ser vacinados, com exceção de animais doentes e muito debilitados. Recomenda-se que os cães estejam com coleira e guia, e os gatos em gaiolas apropriadas ou sacolas de pano. Cães com temperamento agressivo devem usar focinheira. Durante a vacinação, os tutores segurarão os animais para garantir a integridade dos agentes da Cevas.
Flávio Muniz, coordenador do Cevas, destacou a importância da vacinação antirrábica como uma ação do Ministério da Saúde para controlar a zoonose, que já foi erradicada graças à vacina e pode ser letal para os seres humanos. O atestado de vacina antirrábica é exigido para viajar com animais em transporte público para outros estados.
Os pontos de vacinação incluirão a Praça Arlindo Mourão (Aroeira), o posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Ajuda, a Praça Washington Luiz (Centro), a quadra de futebol do Lagomar (próxima à UPA), o campo de futebol das Malvinas, o campo de futebol do Novo Horizonte, a praça principal do Parque Aeroporto, o Colégio Coquinho (Praia Campista) e a Praça Santo Antônio (Visconde de Araújo). Na Serra Macaense, a tenda estará na praça central do distrito de Glicério.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.