Carro fumacê vai circular no Parque Aeroporto para eliminar futuros focosFoto: Divulgação
Macaé intensifica combate ao Aedes aegypti com carro fumacê
Parque Aeroporto recebe ação de combate aos mosquitos transmissores de doenças
Macaé - O município de Macaé iniciou a semana com uma importante iniciativa para proteger a saúde da sua população. O carro fumacê (UBV), operado pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Cevas), da Secretaria Municipal de Saúde, está circulando em três áreas do Parque Aeroporto. O objetivo é combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, seguindo os critérios padronizados pelo Ministério da Saúde.
Os índices de infestações são monitorados com base no Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o de Risco, onde a presença do mosquito acima de 0.4% é considerada crítica. A utilização do carro fumacê segue um cronograma preestabelecido, levando em conta também as condições climáticas. Em casos de chuva ou ventos fortes, a circulação do equipamento é suspensa para garantir a eficácia do trabalho.
Devido ao feriado prolongado desta semana, a programação de combate ao mosquito continuará na quarta-feira (6) no Parque Aeroporto. A Cevas está atenta às denúncias, reclamações e solicitações da comunidade, e temporariamente está prestando atendimento por e-mail no endereço eletrônico cevas@macae.rj.gov.br, além de disponibilizar informações no Instagram @cevasmacae. A ação reforça o compromisso da cidade com a prevenção e a saúde pública.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.