Exposição é inédita e feita especialmente para o tema do museuFoto: Claudia Barreto

Macaé - Entre os dias 18 e 24 deste mês, o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé participará da 17ª Primavera dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema deste ano, 'Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas', destaca a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais para a democracia.
A programação em Macaé será inaugurada no dia 18, às 10h, com a exposição 'Da Realeza à Escravidão - Uma história sobre a desvalorização da cultura africana', do artista plástico Robson Fazolin. As pinturas acrílicas em tela de algodão foram especialmente criadas para o evento. Esta é a primeira exposição do artista no Solar dos Mellos.
Além da exposição, o museu oferecerá uma programação gratuita e diversificada durante a semana comemorativa, incluindo palestras, visitas mediadas, contação de histórias e um aulão de capoeira. O secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi, convida a comunidade a participar do evento e celebrar a rica herança cultural africana.
A diretora do Solar dos Mellos, Patricia Barboza, destaca que o tema deste ano reconhece que a democracia se faz com a participação de muitos agentes, muitos dos quais ainda são marginalizados. Ela enfatiza que os museus são lugares que ecoam vozes e não podem deixar nenhuma voz silenciada.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 18, às10h, abertura da exposição ‘Da Realeza à Escravidão - Uma história sobre a desvalorização da cultura africana", do artista plástico Robson Fazolin.
Dia19, das 9h às 11h, visita mediada; das 14h30 às 16h30, aulão de capoeira, com Mestre Kiko e, das 18h às 20h, palestra Quilombo de Carukango, ministrada por Marcelo Abreu.
Dia 20, às14h, contação de história e, das 13h30 às 15h30, ‘Lugares de Memória’, uma visita mediada aos prédios históricos do Município.
Dia 21, das 9h às 11h, visita mediada; das 14h30 às 16h30, aulão de capoeira e, das 18h às 20h, Palestra ‘Políticas sociais para o público LGBTQIA+’, ministrada pela coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro.
Dia 22, das 14h às 16h, contação de história